De 79 municípios, só 47 participam de programa de transparência em MS

Em Mato Grosso do Sul, 47 dos 79 municípios aderiram ao programa e-Sic, disponibilizado pela CGU (Controladoria-Geral da União), para que as cidades mostrem informações de interesse público na internet, em cumprimento da Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009 e da Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Mato Grosso do Sul, 47 dos 79 municípios aderiram ao programa e-Sic, disponibilizado pela CGU (Controladoria-Geral da União), para que as cidades mostrem informações de interesse público na internet, em cumprimento da Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009 e da Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011.

O sistema faz parte do programa Brasil Transparente para auxiliar Estados e municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas nas leis. Apesar de ser obrigação dos municípios cumprir as leis de acesso a informação e do programa estar disponível desde maio de 2012, ainda é baixa a adesão dos municípios.

Nota técnica emitida em dezembro de 2013 pela CGU mostrou que os 79 municípios de Campo Grande apresentavam falhas na implementação de ferramentas que facilitam o acesso a informação: o serviço de informação ao cidadão, solicitações feitas pessoalmente às prefeituras e também via internet.

Aderindo ou não ao sistema fornecido gratuitamente mediante termo de adesão pela CGU, os municípios já precisam ser capazes de fornecer dados públicos, conforme prevê a Lei, sem ser necessário que o cidadão explique o motivo que o levou a solicitar a informação.

Conteúdos relacionados