Edward Snowden parece não ter causado tantos danos à segurança dos Estados Unidos quanto se temia no início com o vazamento de documentos de inteligência, informou o jornal The Washington Post na noite desta quinta-feira.

Segundo a avaliação do jornal, o dano causado por Snowden, que revelou os programas de vigilância das comunicações da Agência Nacional de Segurança (NSA), ainda é profundo, mas “não parece que tenha retirado tantos documentos” quanto se pensou no início, declarou o diretor nacional de inteligência, James Clapper, em uma entrevista ao jornal.

“Ainda estamos investigamos, mas acreditamos que não pôde baixar muito do que viu. Algumas das coisas que acreditávamos que estavam em seu poder aparentemente não estão”, disse Clapper.

O Washington Post destacou que esta postura contrasta com a gravidade da situação apresentada em um primeiro momento pelas autoridades de inteligência, que afirmavam que Snowden, acusado de espionagem, “comprometeu as redes de comunicações que envolvem o comando e o sistema de controle militar”.