CTI da Santa Casa completa 40 anos de funcionamento nesta quarta

O Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa completará 40 anos de funcionamento. Em comemoração, a Associação Beneficente de Campo Grande irá promover na quarta-feira (16), às 19 horas no auditório Carroceiro Zé Bonito, solenidade para homenagear as personalidades que fizeram parte da trajetória do CTI da Santa Casa. Em 1974, a Santa Casa de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa completará 40 anos de funcionamento. Em comemoração, a Associação Beneficente de Campo Grande irá promover na quarta-feira (16), às 19 horas no auditório Carroceiro Zé Bonito, solenidade para homenagear as personalidades que fizeram parte da trajetória do CTI da Santa Casa.

Em 1974, a Santa Casa de Campo Grande recebeu a primeira UTI de Mato Grosso do Sul, destinada ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida, que requerem monitoramento constante (24 horas por dia) e cuidados mais complexos.

Inaugurado em 16 de julho de 1974, o CTI da Santa Casa atendeu 655 pacientes em dois anos e meio de funcionamento. Na época existiam somente seis leitos, com monitores de cabeceira, conjugados a uma central com memória, unidade móvel de ressuscitação cardiopulmonar, quatro respiradores artificiais e aparelho para determinação de pH e gases arteriais, além da central de oxigênio e ar comprimido.

Em 1981, a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa contava com 12 leitos e após um ano esse número subiu para 18. Já em 1987, novas unidades foram acrescentadas.

Atualmente, a Santa Casa de Campo Grande possui 92 leitos de UTI, incluindo CTI Geral I, II, III e VII, pediátrico, cirurgia cardíaca pediátrica, cirurgia cardíaca adulto, neonatal e Unidade Coronariana.