Comentários sobre a vitória do Chile diante da Espanha na Copa do Mundo dominaram as redes sociais na última quarta-feira. Pelo placar de 2 a 0, a seleção chilena garantiu vaga nas oitavas de final e eliminou a equipe do técnico Del Bosque do torneio. A queda prematura do atual campeão mundial gerou críticas e brincadeiras na internet.

Uma análise de 219.040 postagens feitas sobre os jogos da Copa no dia da partida apontou que as piadas deram o tom dos comentários. O destaque ficou para “a Espanha vai voltar para casa de TAM porque de GOL eles já estão cheios”, que apareceu em 1.380 das publicações, e para “Espanha e Portugal traçaram uma linha e dividiram o Brasil. ‘Você se f*&#! pra lá e eu me f*&#! pra cá’”, presente em 269 delas.

Segundo o levantamento, 90% das opiniões sobre os duelos disputados no dia foram expressadas pelo Twitter. O índice foi de 9,8% no Instagram e de 0,2% no Facebook. A Espanha foi citada diretamente em 18.908 das postagens e o Chile, em 6.550 delas. Juntas, as duas seleções foram mencionadas em 12% do total de publicações. As demais equipes que entraram em campo no mesmo dia, pelo Mundial, representam 11% dos comentários.

As postagens sobre o duelo que eliminou a seleção campeã de 2010 atingiram seu maior pico de volume entre 18h e 19h, logo após o apito final. Entre os jogadores espanhóis apontados como “vilões” da partida, Gerard Piqué foi o mais criticado.

O zagueiro do foi citado em 2.153 das publicações e foi chamado de “lento”, “fraco” e “burro” em 40% delas. Iker Casillas aparece em segundo na lista por ter sido mencionado em 1.715 dos comentários. “Falhou em vários lances”, “frangueiro” e “seu tempo já passou” foram as expressões mais utilizadas para atacar o goleiro do Real Madrid. Em terceiro lugar, com 1.621 citações, ficou o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que, além se ser chamado de “grosso” e “perde gol”, foi ironizado por ter escolhido disputar a Copa pela Espanha.

Vicente del Bosque também não escapou das críticas. Em cerca de 45% das postagens sobre o técnico, citado 1.307 vezes,a crítica girou em torno da escalação feita para o jogo, as substituições e até a convocação.

Apesar das insatisfações, algumas postagens foram elogiosas aos atletas. Criticados pelo desempenho em campo, Piqué, Xavi Alonso e Sergio Ramos foram exaltados por sua beleza em 10% das postagens feitas sobre eles. David Silva, Juan Mata e Koke foram apontados como futuras esperanças para a seleção espanhola. Ao menos 30% das publicações feitas sobre Iniesta e Xavi concordavam que os veteranos, apesar da idade, jogam, ou jogaram, um do mais alto nível.

Com base nas postagens feitas com gênero, device e localização identificados, a análise apontou que a maior parte dos comentários a respeito da partida foi feita por homens (53%), veio de São Paulo (26%) e foi publicada via desktop.