O crescimento econômico dos foi um pouco melhor no quarto trimestre do ano passado do que anteriormente estimado, mostrando uma solidez nos fundamentos que pode reforçar visões de que a desaceleração na atividade no começo do ano foi temporária.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 2,6 por cento, disse o Departamento de Comércio nesta quinta-feira, uma alta ante o ritmo de 2,4 por cento divulgado no mês passado. A revisão reflete um ritmo mais forte dos gastos de consumidores do que foi estimado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters esperavam crescimento de 2,7 por cento. A economia expandiu a um ritmo de 4,1 por cento no trimestre de julho a setembro.

A composição do crescimento no quarto trimestre sugere uma força intrínseca na economia, com gastos de consumidores elevados fortemente e o ritmo de reabastecimento das empresas não tão robusto como estimado anteriormente.

Além disso, os gastos de empresas com equipamentos foi um pouco mais forte do que havia sido estimado e a queda nos gastos do governo foi um pouco menos pronunciada.

As revisões sugerem que a economia tinha ímpeto conforme 2013 se encerrava e que deve recobrar a força quando os efeitos de um clima excepcionalmente frio, que impactou a atividade no começo deste ano, começarem a se dissipar.

A expectativa é de que o crescimento no primeiro trimestre deste ano tenha se desacelerado para um ritmo de cerca de 2 por cento.