Manifestantes em apoio a decisão do candidato a presidente do Afeganistão Abdullah Abdullah de deixar o processo eleitoral se reuniram em diversas cidades neste domingo, em meio a crescente tensão envolvendo as acusações de fraude massiva na votação.

Abdullah ignorou até o momento os pedidos das Nações Unidas e do governo afegão para retornar ao processo eleitoral, após retirar sua candidatura no início da semana declarando que qualquer resultado seria ilegal.

O segundo dia de protestos ocorreram apesar dos pedidos de calma das autoridades afegãs e das Nações Unidas, intensificando preocupações de uma luta pelo poder entre linhas étnicas e lançando dúvidas sobre a tentativa do Afeganistão de transferir o poder democraticamente pela primeira vez em sua história.

A eleição ocorre enquanto a maioria das tropas estrangeiras planejam deixar o Afeganistão até o final do ano.

Abdullah pede uma investigação sobre fraude eleitoral e a demissão do chefe da Comissão Eleitoral Independente (CEI) Zia-ul-Haq Amarkhil.

Várias centenas de seus partidários protestaram em frente ao palácio presidencial, enquanto outros se reuniram e interromperam o tráfego pelo segundo dia consecutivo na principal estrada que leva ao aeroporto internacional.