A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa dia 22 de abril, mas Corumbá já preparou nove postos de saúde para a imunização que terminará apenas em 09 de maio. No sábado, 26, acontece o Dia D da mobilização.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano, que são: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Este ano, Corumbá teve três mortes por Influenza A H1N1 confirmadas, sendo duas por confirmação laboratorial e um por vínculo epidemiológico.

As doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde da família do Dom Bosco, na alameda das Laranjeiras, 170, bairro Dom Bosco; Vitória Régia, na alameda Antônia s/n, Cristo Redentor; Kadwéus, na rua Cyríaco de Toledo s/n, Kadwéus; São Bartolomeu, na rua Pernambuco s/n, João de Deus; Centro de Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz s/n, Centro; Fernando Moutinho, na rua Rio Grande do Sul, s/n, no Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na rua Cyríaco de Toledo s/n, Bairro Popular Nova; no Ênio Cunha, na alameda Tamengo, s/n, Cervejaria, e Popular Velha, na rua Teodomiro Serra s/n , no bairro Popular Velha.

O público alvo engloba pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

No ano passado, Corumbá teve como meta a imunizar 16.786 pessoas contra a gripe. Também em 2013, as doses da vacina imunizavam contra os mesmos três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Em todo o País, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. O Ministério da Saúde vai disponibilizar 53,5 milhões de doses da vacina.