Corumbá terá seção eleitoral e bolivianos poderão votar para presidente neste domingo
Bolivianos que moram fora do país terão a chance de votar nas eleições para presidente deste domingo (12), sem precisar cruzar a fronteira. O Tribunal Supremo Eleitoral realizou ação de cadastramento biométrico dos eleitores bolivianos que residem em Corumbá e Ladário. Para votar neste domingo os eleitores que se cadastraram poderão procurar a sede do Centro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bolivianos que moram fora do país terão a chance de votar nas eleições para presidente deste domingo (12), sem precisar cruzar a fronteira. O Tribunal Supremo Eleitoral realizou ação de cadastramento biométrico dos eleitores bolivianos que residem em Corumbá e Ladário.
Para votar neste domingo os eleitores que se cadastraram poderão procurar a sede do Centro Boliviano Brasileiro 30 de Marzo, Rua Joaquim Murtinho, 1982, das 08h às 16h. É a primeira vez que o cidadão boliviano que mora no exterior poderá votar.
Evo Morales, tenta chegar a seu terceiro mandato consecutivo e, de acordo com as pesquisas divulgadas, tem quase 60% das intenções de voto. Além dele, também concorrem à Presidência Samuel Doria Medina, empresário do ramo de cimento; Jorge Quiroga, que foi vice-presidente do país por quatro anos e, em seguida, assumiu como presidente pelo período de um ano; o prefeito de La Paz, Juan del Granado, e o líder indígena Fernando Vargas.
Entre os eleitores registrados para votar, 272.058, ou 4,3% do total, são residentes em outros 33 países. O voto de cidadãos bolivianos no exterior estreou nas últimas eleições, em 2009, somente para alguns residentes na Argentina, Espanha, nos Estados Unidos e no Brasil. Desta vez, as votações foram ampliadas para mais 29 países. O voto dessas pessoas é facultativo e elas apenas podem escolher candidatos a presidente e vice.
De acordo com as regras eleitorais bolivianas, a Lei Seca tem início 48 horas antes do pleito e só se encerra ao meio-dia na próxima segunda-feira. Nos 90 dias seguintes, os bolivianos precisam apresentar o comprovante de votação para utilizar serviços em instituições públicas e bancos. Aqueles que não votarem têm até 30 dias para justificar ou pagar multa de R$ 135.
Segundo a Constituição boliviana, para um candidato ser eleito em primeiro turno precisa ter mais de 50% dos votos ou mais de 40% e distância de pelo menos 10% sobre o segundo colocado. De acordo com as pesquisas, é provável uma vitória do atual presidente sem segundo turno. Em 2005, Evofoi eleito com 54% dos votos e, em 2009, com 64%.
Com informações Rede Brasil Atual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.