Corumbá recebe doses de reforço e vacinação segue nos postos
Corumbá recebeu mais três mil doses da vacina contra a gripe A. A vacinação continua com o foco voltado para os grupos de risco e crianças que precisam tomar a segunda dose da imunização. A campanha deste ano começou em abril e seguirá até que a doses acabem. Neste ano, quatro mortes foram confirmadas por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Corumbá recebeu mais três mil doses da vacina contra a gripe A. A vacinação continua com o foco voltado para os grupos de risco e crianças que precisam tomar a segunda dose da imunização. A campanha deste ano começou em abril e seguirá até que a doses acabem. Neste ano, quatro mortes foram confirmadas por H1N1 no município, sendo três por confirmação laboratorial e um por vínculo epidemiológico.
Até o momento foram vacinadas no município de Corumbá 21.239 pessoas, de acordo com levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Com esse total, Corumbá superou o índice estipulado pelo Ministério da Saúde de 80% de imunização junto ao público alvo.
A vacina é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
As doses são oferecidas nas unidades de saúde da família Breno de Medeiros, no bairro Popular Nova (menos no dia 28 de julho); Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco (menos no dia 31 de julho); Ênio Cunha II, na alameda Laranjeiras, no Dom Bosco; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite; Kadwéus, no conjunto Kadwéus; São Bartolomeu e do bairro Popular Velha. As unidades funcionam das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas.
Medidas de prevenção
A vacinação contra a gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A influenza é uma doença muito comum, acometendo milhões de pessoas em todo o mundo, todos os anos, com maior transmissão durante o período do inverno.
A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em pessoas dos grupos prioritários, a gripe pode apresentar complicações que levam a quadros graves, com necessidade de hospitalização.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura, sendo contraindicada para pessoas que têm alergia a ovo. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.