Dada como certa há duas semanas, a volta de Edenílson ao Corinthians não se concretizou. No último dia de inscrições no Campeonato Paulista, a novidade do clube alvinegro foi a promoção do atacante Malcon, 16 anos, destaque na Copa São Paulo de juniores.

Edenílson foi vendido em janeiro, em um negócio confuso. Era a Udinese a compradora, mas, segundo o Corinthians, o lateral foi registrado no Granada, que tem o mesmo dono. Com as vagas de estrangeiros da Udinese preenchidas, foi encaminhado o retorno ao clube do Parque São Jorge, mas o negócio não foi sacramentado.

“É um mistério. Quando você começa a acompanhar de perto, vai vendo que o futebol está meio de ponta-cabeça. Não foi possível em função do lado de lá do oceano. Não houve tempo hábil para que ele ficasse o restante do primeiro semestre conosco”, disse o técnico Mano Menezes.

A diretoria não conseguiu viabilizar a presença de Edenílson e também não contratou mais nenhum atacante, o que era um pedido do treinador. O gaúcho guardou sua lista do que chamou de “jogadores importantes” para o segundo semestre e resolveu promover Malcon.

“Vamos integrá-lo ao nosso grupo. Não temos tempo hábil para fazer acerto com outro jogador. Gostei muito da qualidade dos jogadores da base que chegaram. Penso que podemos fazer um acompanhamento do Malcon, que é um jogador inteligente, com característica diferente, embora seja um menino”, disse Mano.

O atacante é veloz e alternou suas participações na Copinha entre o lado direito, na maior parte das vezes, e o lado esquerdo. Mostrou qualidade e personalidade, especialmente na decisão contra o Santos, sendo de longe o melhor corintiano em campo. Da equipe Sub-20, já haviam subido Pedro Henrique, Guilherme Arana, Fabiano e Zé Paulo.