Na segunda quinzena de outubro as comunidades rurais, quilombolas e indígenas dos municípios de e Dois Irmãos do Buriti receberão a visita das unidades móveis de acolhimento às mulheres do campo de Mato Grosso do Sul. Os ônibus itinerantes fazem parte do Programa ‘Mulher: Viver sem Violência', um trabalho executado em parceria entre o governo Municipal, Estadual e Federal.

Segundo informações da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, em Corguinho os serviços serão disponibilizados na comunidade quilombola “Furnas da Boa Sorte” e em quatro assentamentos rurais: Vista Alegre, III Piúva, Liberdade Camponesa e Torre de Pedra. Já em Dois Irmãos do Buriti os atendimentos serão feitos em quatro assentamentos: Marcos Freire, Paulo Freire, Piúva 5 e Santa Amélia, além de setes aldeias indígenas, sendo elas: Buriti I, Nova Buriti, água Azul, Recanto, Olho D'água, Barreirinho e Oliveiras.

Nas duas cidades, os atendimentos às comunidades serão realizados por meio de parceria com as prefeituras. Os trabalhos com os ônibus têm o objetivo de levar a informação para as pessoas que vivem em locais distantes ou de difícil acesso. Para a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Thai Loschi, o acesso à informação é fundamental para que os casos de violência sejam reduzidos. “A informação é fundamental para que o público feminino saiba se posicionar em um caso de agressão. Nem sempre uma vítima que sofre violência psicológica, por exemplo, tem discernimento que está sendo agredida”, explica a subsecretária.

Através dos ônibus itinerantes serão realizadas palestras sobre a Lei Maria da Penha e ofertados atendimentos na área da saúde, assistência social, educação e de segurança. As Unidades Móveis do projeto ‘Mulher: Viver sem Violência', foram doados pelo governo federal por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres. Essa é mais uma ação em conjunto entre os governos.

Casa da Mulher Brasileira

Outro projeto de destaque é a Casa da Mulher Brasileira construída em Campo Grande, fruto de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Assim como os ônibus itinerantes, a casa também faz parte do programa “Mulher Viver sem Violência”. O prédio está sendo instalado no Jardim Imá, próximo ao Aeroporto da cidade.

Por ser o primeiro estado a dar andamento às obras da casa, Mato Grosso do Sul é colocado como pioneiro na execução do projeto. Segundo Thai Loschi, equipes de vários estados estiveram no canteiro de obras para conhecer o prédio que deverá ficar pronto até o final deste mês. “A primeira a ser inaugurada era para ser a de Brasília e Bahia, mas devido à rapidez do andamento das obras será a de MS. Essa casa será referência para as demais, prova disso são as constantes visitas que recebemos de equipes de outros estados que desejam conhecer o prédio ainda em construção”, afirma a subsecretária.

Para a construção da obra a União destinou recursos no valor de R$ 7,5 milhões e que somados com outros custos: móveis, equipamentos e veículos chegam a R$ 9 milhões investidos.

A casa abrigará em um único lugar serviços como: delegacia especializada, juizado e varas, defensoria, promotoria, equipe de atendimento psicossocial e orientação para emprego e renda. Outros nove estados estão em fase de planejamento ou construção de uma unidade. Conforme as ações do programa “Mulher Viver sem Violência”, do Governo Federal, as capitais dos 27 estados do País deverão receber uma casa no mesmo modelo. Nove delas já estão em fase de construção.