A Coreia do Norte lançou quatro mísseis de curto alcance sobre o mar na costa leste do país nesta quinta-feira, informou um assessor do Ministério da Defesa sul-coreano, sem fornecer informações sobre o motivo do lançamento.

A Coreia do Norte fez os disparos às 17h42 do horário local (5h42 no horário de Brasília) a partir de um local montanhoso perto da fronteira com a Coreia do Sul, de acordo com o assessor.

Lançamentos pela Coreia do Norte de mísseis de curto alcance não são incomuns como parte de exercícios militares.

Os disparos aconteceram dias após o início de exercícios militares conjuntos anuais entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que são considerados pelo Norte como uma preparação para a guerra.

O governo norte-coreano ficou insatisfeito este mês quando um bombardeiro B-52 norte-americano, com capacidade nuclear, fez uma incursão sobre a Coreia do Sul, apesar de o voo não ter provocado qualquer escalada nas tensões.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que os mísseis disparados na quinta-feira eram provavelmente Scuds de curto alcance (cerca de 200 quilômetros), o que significa que podem acertar alvos na Coreia do Sul, mas não chegam até o Japão.