Geral

Conta de luz pode subir até 12,65% a partir de 8 de abril

A Enersul forneceu as projeções e dados necessários para que a ANEEL faça o cálculo do reajuste tarifário de energia elétrica em sua área de concessão, a ser aplicado a partir de 8 de abril próximo. O aumento da conta de luz dependerá da classe de consumo e da tensão de atendimento de cada consumidor. […]

Arquivo Publicado em 10/03/2014, às 22h09

None
1287898062.JPG

A Enersul forneceu as projeções e dados necessários para que a ANEEL faça o cálculo do reajuste tarifário de energia elétrica em sua área de concessão, a ser aplicado a partir de 8 de abril próximo. O aumento da conta de luz dependerá da classe de consumo e da tensão de atendimento de cada consumidor. Caso essas informações não necessitassem de atualizações pela ANEEL, o aumento médio seria de 12,65%. O principal responsável pelo aumento é o alto custo de funcionamento das usinas termoelétricas, que foram acionadas em 2013 e que devem continuar funcionando em 2014 para contrabalançar a diminuição de energia produzida pelas usinas hidroelétricas. Esse problema decorre tanto da falta circunstancial de chuvas quanto de obstáculos impostos no passado à construção de novas usinas dotadas de reservatórios com capacidade de armazenar água na época de chuvas fartas para uso nas estiagens.

Como se vê no gráfico abaixo, se a condição climática do biênio 2013-2014 fosse favorável, o efeito médio percebido pelos consumidores seria de aproximadamente 4,87%, abaixo do índice inflacionário de 5,95% (IGPM).

Jornal Midiamax