Confiança do setor de serviços recua 0,9% em janeiro ante dezembro, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,9 por cento em janeiro na comparação com dezembro, ao passar de 118,3 pontos para 117,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quinta-feira. Em dezembro, o indicador havia avançado 1,7 por cento. O Índice da Situação Atual (ISA-S) registrou alta de 0,6 por cento em janeiro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,9 por cento em janeiro na comparação com dezembro, ao passar de 118,3 pontos para 117,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quinta-feira.

Em dezembro, o indicador havia avançado 1,7 por cento.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) registrou alta de 0,6 por cento em janeiro ante dezembro, contra avanço de 0,4 por cento anteriormente.

O quesito que mais contribuiu para o resultado do ISA-S foi o que avalia o volume de demanda atual, que avançou 4,0 por cento.

A proporção de empresas avaliando a demanda atual como forte passou de 12,5 por cento para 15,5 por cento, enquanto a parcela das que a consideram fraca ficou praticamente estável, passando de 21,4 por cento para 20,7 por cento.

Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE-S) mostrou recuo de 2,0 por cento em janeiro, ante alta de 2,6 por cento em dezembro. O resultado refletiu a queda nos dois quesitos que o compõem, sendo que a demanda prevista caiu 2,5 por cento e a tendência dos negócios registrou perda de 1,5 por cento.

A proporção de empresas prevendo demanda maior no futuro próximo diminuiu de 44,2 por cento para 41,6 por cento, enquanto a parcela daquelas prevendo demanda menor aumentou de 8,0 por cento para 8,8 por cento.

Conteúdos relacionados