Confiança do comércio cai 1,6% no tri até janeiro ante 2013
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,6 por cento na média do trimestre encerrado em janeiro frente ao mesmo período do ano anterior, ao passar de 126,1 pontos para 124,0 pontos, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar da queda, esse foi o melhor resultado desde fevereiro do ano passado, quando […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,6 por cento na média do trimestre encerrado em janeiro frente ao mesmo período do ano anterior, ao passar de 126,1 pontos para 124,0 pontos, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Apesar da queda, esse foi o melhor resultado desde fevereiro do ano passado, quando houve queda de 0,9 por cento. No resultado anterior, referente ao período de três meses findos em dezembro em comparação com igual trimestre de 2012, houve queda de 3,0 por cento.
O indicador do estudo que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual –o Índice de Situação Atual (ISA-COM) médio– caiu 5,5 por cento no período, para 104,0 pontos.
Já o indicador trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 1,4 por cento em janeiro na comparação com um ano antes, para 144,0 pontos.
O setor de Varejo Restrito teve baixa de 1,5 por cento no trimestre concluído em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, ante queda de 1,8 por cento em dezembro.
No Varejo Ampliado, setor que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, a confiança recuou 2,6 por cento, após ter registrado queda de 1,9 por cento no período de três meses encerrado em dezembro.
Já no Atacado, o índice de confiança subiu 0,2 por cento no trimestre até janeiro, depois de perder 5,0 por cento no resultado de três meses anterior.
O consumo no Brasil se beneficiou ao longo do ano passado do mercado de trabalho firme, apesar da fraqueza da economia. Por outro lado, a forte demanda do consumidor ajudou a manter a inflação em níveis elevados. O IPCA, indicador oficial de preços do país, encerrou 2013 a 5,91 por cento.
Isso levou o Banco Central a manter o ritmo de aperto monetário no início deste ano, elevando a Selic em 0,50 ponto percentual, para 10,50 por cento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.