Conferencista internacional e consultor da Nasa faz palestra em Campo Grande

O Conferencista Internacional e consultor da Nasa, o venezuelano José Luis Cordeiro fará uma palestra nesta sexta-feira (30) no auditório da Escola Mace,em Campo Grande.Além de trabalhar com a Empresa Aeroespacial Norte Americana, José Luiz também atuou em outras grandes organizações municipais, entre elas o Google e as principais empresas de petróleo do mundo. Entre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Conferencista Internacional e consultor da Nasa, o venezuelano José Luis Cordeiro fará uma palestra nesta sexta-feira (30) no auditório da Escola Mace,em Campo Grande.Além de trabalhar com a Empresa Aeroespacial Norte Americana, José Luiz também atuou em outras grandes organizações municipais, entre elas o Google e as principais empresas de petróleo do mundo.

Entre vários assuntos a serem abordados em duas horas de palestra, será feita uma projeção tecnológica mundial para os próximos 30 anos tanto na área de equipamentos quanto da própria humanidade, no que refere-se aos recursos para os cuidados com a saúde.

Em palestras recentes, o consultor afirmou que nas próximas décadas será possível fazer um backup cerebral, transferir nossa inteligência para o computador, imprimir órgãos humanos em impressoras 3 D, para substituir outros doentes, utilizando células no lugar de tinta.

De acordo com o vice-diretor da Escola Mace, professor Wilson Buzinaro, José Luiz está em Brasília-DF ministrando palestras e através de alguns contatos, conseguiu com que ele viesse até Campo Grande.

A palestra tem como alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio e pré-vestibulandos. O evento, que começa às 8h, no auditório da escola, não será aberto à comunidade, sendo proporcionada participação a alguns convidados especiais.

Curriculo

José Luis Cordeiro nasceu na América Latina. Filho de pais europeus, foi educado na Europa e América do Norte, e trabalhou extensivamente na África, Ásia, Europa e Américas. Ele estudou, visitou e trabalhou em mais de 130 países nos cinco continentes.

Estudou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, EUA, onde obteve sua licenciatura e mestrado em Engenharia Mecânica, com especialização em Economia e Idiomas.

Sua tese de graduação foi considerada o modelo dinâmico da Estação Espacial “Freedom” (a atual Estação Espacial Internacional) da Nasa. Depois estudou Economia Internacional e Política Comparada da Universidade de Georgetown, em Washington, EUA.

Completou seu MBA no Instituto Europeu de Administração , na França, onde se especializou em Finanças e Globalização. Durante seus estudos, José Luis trabalhou na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), em Viena, Áustria, e mais tarde no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), em Washington, EUA.

José Luis começou seu doutorado no MIT, que continuou anos depois, em Tóquio, no Japão, e, finalmente, recebeu seu PhD na Universidade Simón Bolívar, na Venezuela. É membro vitalício da Sociedade de Pesquisa Científica – Sigma e da Sociedade de Engenharia, ambas da América do Norte. É também membro honorário da Associação de Engenheiros da Venezuela e seu nome foi incluído na edição Marquis de Quem é quem no Mundo.

Após sua graduação, trabalhou como engenheiro de exploração de petróleo para a empresa francesa Schlumberger. Por vários anos, foi consultor em muitas das maiores empresas de petróleo do mundo. Mais tarde, em Paris, começou sua relação com a empresa de consultoria internacional Booz-Allen & Hamilton, onde se especializou nas áreas de estratégia, finanças e reestruturação.

Na América Latina foi consultor de grandes empresas regionais e participou da transformação e privatização de diversas empresas de petróleo do continente. Sua experiência em política monetária, dolarização e união monetária levou-o a participar de várias mudanças monetárias na América Latina e Europa Oriental.

Atualmente, José Luis Cordeiro é diretor do Projeto do Milênio – Venezuela, pesquisador do Instituto de Economias em Desenvolvimento em Tóquio, Japão, e Consultor na Singularity University , conhecida como Universidade do Futuro, no campus da NASA (EUA).

Além disso, é um consultor independente, escritor, pesquisador e “viajante incansável.” Lecionou, como professor convidado em diversas instituições importantes, do MIT nos EUA e a Universidade Sofia, no Japão, ao Instituto de Estudos de Gerenciamento Avançado e da Universidade Central da Venezuela, onde criou os primeiros cursos formais em Estudos do Futuro e da Escola Austríaca de Economia, na Venezuela.

José Luis é o fundador da World Future Society Venezuela, consultor do Centro de Nanotecnologia Responsável, membro da Federação Mundial de Estudos Futuros e da Associação Venezuelana de Exportadores. Foi consultor da Associação Venezuelana de Negócios e de várias empresas e organizações internacionais.

Sua experiência de trabalho em questões relacionadas à mudança tecnológica, estudos futuros, globalização, integração econômica, energia, educação e política monetária o levou a escrever vários livros que são utilizados em inúmeras universidades pelo mundo.

Conteúdos relacionados