A Comissão do Esporte promove nesta quarta-feira (19) audiência pública para discutir os recentes casos de racismo no futebol, que vem ocorrendo com frequência nas competições esportivas.

O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), e também pelos deputados Marcelo Matos (PDT-RJ) e Afonso Hamm (PP-RS).

Hamm assinalou que o Brasil, que será cenário neste ano da Copa do Mundo de Futebol, recentemente conviveu com cenas de racismo, considerado crime inafiançável pela Constituição Federal. “É inadmissível que, a menos de 100 dias da Copa, os estádios estejam sendo palco de manifestações que ultrapassam o nível de aceitação popular.”

No mês de fevereiro, diversos casos de preconceito foram divulgados pela mídia. Uma das ocorrências foi com o jogador do Cruzeiro Esporte Clube Paulo César Fonseca do Nascimento (Tinga), que foi alvo de insultos racistas durante uma partida de futebol pela Copa Libertadores da América, contra o Real Atlético Garcilaso, do Peru, na cidade de Huancayo. Parte da torcida peruana fez gestos e emitiu sons semelhantes ao macaco toda vez que o jogador tocava na bola.

Convidados

Foram convidados para o debate o árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva; o integrante da Comissão Especial de Direito Desportivo, Ronaldo Ferreira Tolentino; e o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Lopes Cardoso.