Geral

Começam nesta terça-feira aulas de samba, forró e tango no Centro Cultural

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para aulas de samba de gafieira, forró e tango. Os cursos fazem parte do Programa Educativo, são direcionados para pessoas a partir de 15 anos e ministrados pelo professor e coreógrafo Davi Rosendo às terças […]

Arquivo Publicado em 08/04/2014, às 12h31

None
2072035740.jpg

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para aulas de samba de gafieira, forró e tango. Os cursos fazem parte do Programa Educativo, são direcionados para pessoas a partir de 15 anos e ministrados pelo professor e coreógrafo Davi Rosendo às terças e quartas-feiras.

As aulas começam nesta terça-feira (8 de abril) nos seguintes horários: samba, das 18h30 às 19h30; forró, das 19h30 às 20h30 e tango, das 20h30 às 21h30. Todos os cursos são de nível básico com término em julho. A mensalidade é de R$ 70,00 por estilo.

“Na turma passada as aulas de samba contaram com grande participação de entusiastas que iniciaram na dança e adoraram o ritmo, gerando a necessidade por conhecer e dançar novos estilos. Entretanto, e dentro dos limites de um curso introdutório, ao seu término visa-se que os alunos saiam com um conhecimento não apenas dos passos básicos, mas também dos principais passos constituintes de cada dança”, explica o professor Davi Rosendo.

Conheça mais sobre os estilos:

Samba de gafieira: estilo de dança de salão que se originou no Rio de Janeiro oriundo do maxixe, ritmo praticado no início do século 20. Um estilo de dança muito admirado pela mistura de gingado, proteção, elegância e condução do cavalheiro e pela beleza de ganchos de perna da dama.

Forró: designação popular dos bailes frequentados e promovidos por migrantes nordestinos nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estradas de ferro. Trazido por Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o ritmo veio para São Paulo nos anos 60 e hoje é bastante difundido por diversos intérpretes como os grupos Falamansa e Trio Virgulino. É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias que podem optar por uma dança coladinha ou pela execução de diversos giros e figuras que o forró moderno incorporou.

Tango: é um estilo musical e uma dança proveniente do Cone Sul da América do Sul. Nasceu em meados do século 19 de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires, mas não se limitou às zonas baixas, principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa. É uma dança elegante e criativa que permite encenar histórias envolventes entre o casal. Hoje o tango vive não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o mundo.

Davi Rosendo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Leciona Dança de Salão desde 2006. Participou dos cursos do Centro de Dança Cláudio e Dinorá, de tango em Buenos Aires na Argentina e foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS). Participou do curso de Formação em Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa no Rio de Janeiro em 2012 e atua também como coreógrafo.

Serviço

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas na secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de Aagosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Jornal Midiamax