Começa votação nas eleições antecipadas da Bulgária
Os búlgaros começaram a votar em uma antecipada eleição geral neste domingo, pleito que poderá deixá-los com outra coalizão instável lutando para resolver grave crise bancária e retomar o crescimento no mais pobre membro da União Europeia. Liderado por um ex-guarda-costas e lutador de karatê, o partido de centro-direita GERB deve vencer, mas fica aquém […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os búlgaros começaram a votar em uma antecipada eleição geral neste domingo, pleito que poderá deixá-los com outra coalizão instável lutando para resolver grave crise bancária e retomar o crescimento no mais pobre membro da União Europeia.
Liderado por um ex-guarda-costas e lutador de karatê, o partido de centro-direita GERB deve vencer, mas fica aquém de uma maioria, o que poderia desencadear um período de discussões com os partidos menores e com a oposição se quiser angariar apoio.
O novo governo será o quinto do país balcânico em menos de dois anos, período que tem visto os protestos de rua em massa derrubar um governo GERB anterior e quase derrubou seu sucessor. Qualquer instabilidade a mais representaria reviravolta para os investidores, bem como para os eleitores, que têm visto seu país passar de uma crise para outra. O investimento estrangeiro direto caiu em mais de um quinto deste ano.
Uma prioridade para o novo governo será decidir o que fazer com Corporativo Commercial Bank (Corpbank), quarto maior credor da Bulgária, que foi fechado após uma corrida aos depósitos em junho e cujo destino tem sido no limbo desde então.
Os clientes do banco foram afastados de suas contas por mais de três meses, e o principal acionista do banco é acusado de peculato. Mas os esforços para resolver o problema acabaram em disputas políticas e ainda não está claro se as autoridades vão resgatar o banco e nem como seus depositantes e detentores de títulos serão tratados.
A crise Corpbank alimentou desilusão com a classe política da Bulgária. Sete anos depois da nação de 7,3 milhões aderir à UE com grandes esperanças de prosperidade, a corrupção continua endêmica, enquanto um em cada cinco búlgaros vive abaixo da linha da pobreza. O salário médio é de pouco mais de 400 euros (500 dólares) por mês.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.