Comboio da ONU é atacado ao tentar levar ajuda a Homs
Veículos das Nações Unidas foram atacados novamente neste domingo ao tentar levar ajuda humanitária a milhares de civis sitiados na cidade de Homs, na Síria. No sábado, caminhões com suprimentos como água, comida e medicamentos foram alvejados quando saíam da cidade, deixando vários feridos. Governo sírio e rebeldes se acusaram mutuamente pela violência. Relatos vindos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Veículos das Nações Unidas foram atacados novamente neste domingo ao tentar levar ajuda humanitária a milhares de civis sitiados na cidade de Homs, na Síria.
No sábado, caminhões com suprimentos como água, comida e medicamentos foram alvejados quando saíam da cidade, deixando vários feridos. Governo sírio e rebeldes se acusaram mutuamente pela violência.
Relatos vindos dos dois lados confirmaram que tiros e morteiros foram lançados neste domingo após a entrada dos veículos da ONU em uma área de Homs controlada pelos rebeldes.
Segundo a mídia estatal da Síria, 65 civis foram evacuados dois dias após a primeira operação que retirou 80 pessoas da cidade, entre idosos, mulheres e crianças.
Mas fontes da oposição afirmam que um local onde várias pessoas estavam reunidas em preparação para a retirada neste domingo foi atacado e teria deixado vários mortos. Esta informação ainda não foi confirmada.
Decepção
A operação para ajudar cerca de três mil civis em Homs foi o único passo concreto alcançado durante as negociações de paz para a Síria em Genebra, há duas semanas. Uma nova rodada de conversas começa nesta segunda-feira.
A chefe de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, insistiu que a ONU e as agências de ajuda “não serão detidas” pelos recentes ataques.
Amos disse estar “profundamente decepcionada” com a quebra do cessar-fogo que havia sido acordado na semana passada para permitir a saída de civis e a entrada de mantimentos.
Os episódios de violência, segundo ela, são uma “dura constatação dos perigos que civis e agências humanitárias enfrentam todos os dias na Síria”.
A organização Vermelho Crescente, que trabalha em parceria coma ONU, afirmou em comunicado que, apesar das dificuldades, conseguiu entregar 250 pacotes com comida, 190 kits de higiene e medicamentos para doenças crônicas”.
Um vídeo promovido pelos rebeldes na internet e que não pôde ser verificado mostra os veículos da ONU sendo bombardeados e um homem ferido sendo carregado.
Ambos os lados se acusam mutamente pela violência, mas de acordo com o correspondente da BBC em Beirute, Jim Muir, a menos que as imagens tenham sido fabricadas, os carros da ONU parecem estar dentro de uma área controlada pelos rebeldes e os tiros que recebem vêm de fora.
Homs tem sido uma zona de batalha chave no levante contra o presidente Bashar Al-Assad.
No início de 2012, o Exército lançou uma série de ataques para tentar recuperar o controle de áreas importantes, causando a morte de milhares de pessoas e reduzindo bairros inteiros a escombros.
Muitos civis que deixaram a cidade na sexta-feira aparentavam fraqueza e contaram ter passado fome. Eles disseram que não há pão e que muitos estão comendo folhas e ervas daninhas para sobreviver.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.