Com mais de 67 mil votos, Fábio Trad está fora da Câmara dos Deputados

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) teve 67.508 votos e foi sexto candidato mais votado na disputa pela reeleição. Mesmo assim, devido aos cálculos da eleição proporcional, está fora da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional a partir de 31 de dezembro. Como o Brasil adota o sistema proporcional para escolha dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) teve 67.508 votos e foi sexto candidato mais votado na disputa pela reeleição. Mesmo assim, devido aos cálculos da eleição proporcional, está fora da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional a partir de 31 de dezembro.

Como o Brasil adota o sistema proporcional para escolha dos deputados estaduais, federais, distritais e vereadores, nem sempre os eleitos são os que obtiveram a maior votação.

As vagas são distribuídas após alguns cálculos que levam em conta a votação dos partidos e coligações pelos quais os candidatos disputam.

Foi o que aconteceu com Fábio Trad. Apesar da votação expressiva, como estava em uma coligação com muitos candidatos fortes, ele ficou atrás dos outros candidatos que ganharam, assim, as vagas conquistadas proporcionalmente pelas coligações.

O deputado federal eleito menos votado, Dagoberto Nogueira (PDT), por exemplo, teve 54.441 votos. Apesar de ter recebido aproximadamente 13 mil votos a menos que Trad, ele foi contemplado com a 3ª vaga obtida pela coligação que juntou PT, PR, PDT, PROS, PTC, PC do B, PTB e PSDC.

Com a votação de Zeca do PT, que obteve 160.556 votos sozinho, a coligação da qual Dagoberto fez parte ‘tomou’ uma vaga da coligação liderada pelo PMDB, partido de Fábio Trad.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados