Foi dramático e foi histórico. Com requintes de drama que parecia com uma tragédia grega, um gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo deu, pela primeira vez, uma classificação à Grécia em uma chave de grupos da Copa do Mundo: após sair na frente, acertar três vezes a bola na trave adversária e ver o adversário empatar, a seleção grega venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 no Castelão (CE) com gol aos 46min do segundo tempo para celebrar o feito pela primeira vez.

Equilibrada e com poucas chances de gol, a etapa inicial começou arrastada, com as duas equipes bastante cautelosas. A Costa do Marfim dominava a posse de bola, mas quem teve os melhores lances durante os primeiros 45 minutos foram os gregos, que necessitavam da vitória para avançar. Aos 32min, finalmente apareceu o primeiro lance perigoso do jogo: em contra-ataque, Halebas encheu o pé de fora da área e acertou a trave africana.

Apesar dos marfinenses serem favoritos no confronto, quem saiu na frente foi a Grécia. Ainda no primeiro tempo. Tioté errou feio em uma saída de bola de bola e Samaris, após tabelar com Samaras, saiu na cara do goleiro da Costa do Marfim e concluiu bem para fazer o primeiro do duelo em Fortaleza.

A volta do intervalo teve uma chance da Grécia logo no primeiro minuto, mas aos poucos os africanos, com a necessidade de buscar ao menos o empate, voltaram a dominar a partida. Embora dominasse o jogo, os marfinenses viram os gregos quase aumentarem o placar aos 23min, quando o veterano Karagounis acertou pancada de fora da área que explodiu no travessão.

Pouco incisiva, a Costa do Marfim conseguiu furar o “ferrolho” grego na metade final do segundo tempo. Aos 28min, Gervinho recebeu na área e rolou para Bony concluir para o fundo da rede. Os gregos ainda acertaram mais uma bola na trave – a terceira na partida – aos 34min, em cruzamento despretensioso de Torosidis. A Grécia seguiu assustando e quase voltou a ficar na frente em chance aos 42min.

Quando o jogo já parecia decidido, a Grécia ganhou a última chance de fazer história na Copa do Mundo de 2014. Aos 46min, o árbitro marcou pênalti a favor dos europeus. Na cobrança, Samaras cobrou bem e não deu chances para o goleiro adversário. Bastou esperar o apito final para os gregos comemorarem e verem o choro dos africanos no gramado.