Pular para o conteúdo
Geral

Com frio, famílias lembram do chimarrão até na cidade e revivem hábito do mate em MS

Com a frente fria que derrubou a temperatura em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, antigo hábito que anda meio esquecido pelas novas gerações é relembrado em várias famílias. Tomar mate, ou chimarrão, é muito comum no ambiente rural e ganha força até na cidade com o friozinho. A bebida, igual a um tereré, […]
Arquivo -

Com a frente fria que derrubou a temperatura em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, antigo hábito que anda meio esquecido pelas novas gerações é relembrado em várias famílias. Tomar mate, ou chimarrão, é muito comum no ambiente rural e ganha força até na cidade com o friozinho.

A bebida, igual a um tereré, mas com água quente, foi herdada com a chegada de paraguaios e sulistas logo após a Guerra contra o Paraguai. Quem já tem como hábito tomar chimarrão, tenta ensinar os mais novos a combater o frio com a infusão de erva-mate em água fervente.

“Tomo muito quando faz esse frio”, afirma a gaúcha Betina Ferreira, de 24 anos. No caso dela, o hábito vem da região de origem. Há dois anos e meio em , ela não abre mão do hábito sulista, e comemora o frio temporário. “Desde criança tomo com meus pais. No existe uma forte influência e praticamente todo mundo toma”, acrescenta.

Nas regiões de fronteira com o Paraguai, e principalmente na zona rural, os sul-mato-grossenses também mantêm o mate vivo. Allan Rodrigues, de 21 anos, é de Campo Grande (MS) e, assim como Betina, toma chimarrão desde pequeno. “O hábito foi herdado dos meus pais e avôs”, conta o estudante.

O frio é sempre uma boa companhia na hora de tomar chimarrão, mas Allan conta que tem o costume de tomar sempre, independente do clima. “No frio a gente toma mais, sim, até acha mais fácil parceiros para tomar junto, mas tomo sempre”.

Mais perto do marido

Para dona Maria Moraes da Silva, 71 anos, 2h30 é a hora de esquentar água e preparar o chimarrão, rotina sagrada na casa onde vive com o marido. O horário alternativo se deve pela hora em que seu marido se prepara para ir ao trabalho e pela condição de tomar o chimarrão do dia somente na companhia do amado. “Só tomo com ele, para estar junto com ele mesmo”, comenta.

Embora hoje o hábito esteja ligado à companhia do marido, dona Maria conta que tomar chimarrão tornou-se rotina desde pequena. Natural de Campo Grande (MS), ela começou a tomar a erva-mate também pela influência de seu pai gaúcho. “Eu e meus irmãos trabalhávamos com nosso pai, sempre tomando mate. Ele tomava de manhã e a tarde”, conta. Ela é a quarta filha dos 10 irmãos e, segundo ela, todos tomam chimarrão desde pequenos.

Para ela, não tem essa de consumir mais por conta do frio. O essencial mesmo para dona Maria é criar um momento junto do marido. “Não gosto de tomar sozinha, prefiro quando ele está”, se derrete. Ela ressalta, ainda, que nem percebe a diferença entre as variações de clima e “o chimarrão é bom em todo tempo, faça chuva ou faça sol”, brinca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

Dagoberto Nogueira assume coordenação da bancada federal de MS

Alcolumbre cita anistia e obstrução e diz que todo dia alguém aparece com problemas

‘Implorei’: filha chora morte de trabalhador atropelado e queria que ele largasse o emprego

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Tombamento de carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (17), no km 487 da rodovia BR-163, próxima ao cruzamento com a Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos

Trânsito

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

A hipótese que a vítima foi atropelada por um carro, foi completamente descartada após as primeiras investigações

Le Blog Maria Antonia

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Ao desembarcar do Air Force One, nesta terça-feira (16), a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, chamou a atenção ao pisar em solo britânico com um look que exaltava a elegância clássica do país anfitrião. Fiel à sua paixão pela Burberry, marca icónica do estilo britânico, Melania escolheu um trench coat Kensington Heritage, peça atemporal … Continued

Brasil

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Proposta foi apresentada em 2021