Com 40,2°C e umidade relativa do ar de 13%, Capital registra dia mais quente do ano

Hoje, quarta-feira (15), é o dia mais quente do ano em Campo Grande. Por volta das 14 horas os termômetros marcaram 40,2°C e umidade relativa do ar de 13%. A temperatura é também a mais alta no mês de outubro na Capital desde 2001. O dia mais quente do ano até então era o último […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Hoje, quarta-feira (15), é o dia mais quente do ano em Campo Grande. Por volta das 14 horas os termômetros marcaram 40,2°C e umidade relativa do ar de 13%. A temperatura é também a mais alta no mês de outubro na Capital desde 2001.

O dia mais quente do ano até então era o último domingo (12), com 39°C, que também já tinha batido o recorde de temperatura em outubro nos últimos 13 anos, que era de 2008, 38,8°C. As informações são do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos).

Secura fora da média

A secura também tem contribuído para o forte calor que toma conta da Capital. Até agora neste mês, que está exatamente na metade, choveu apenas 1, 3 milímetro. No ano passado foram 119,4 milímetros em outubro. De 2001 para cá, todo mês de outubro registrou pelo menos 100 milímetros de chuva.

A normal climatológica do mês, ou seja, o esperado para chover dentro dos 30 dias, é de 147,9 milímetros. Para atingir o número, seria necessário chover cerca de 10 milímetros por dia até o fim do mês, o que não deve acontecer.

Sem chuva até domingo

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para calor intenso e histórico nos próximos dias. Segundo o Instituto, entre hoje e sábado, sistema de bloqueio atmosférico ganha força sobre o Estado, assim a intensidade do calor aumentará e a Capital pode ter máxima acima dos 40°C.

No domingo a chegada de frente fria no sul do Estado pode trazer chuva à noite em Campo Grande. Mesmo assim a temperatura permanecerá elevada. O calor deve diminuir significativamente na segunda-feira.

MS 40 graus

Se na Capital a temperatura de 40° é novidade, no resto de Mato Grosso do Sul isso já acontece há alguns dias. Na segunda-feira (13), leitores do Jornal Midiamax enviaram registros dos termômetros de Aquidauana com 44°C e Jardim 41°C. Na terça (14) foi a vez de Maracaju fazer 42°C e Três Lagoas 46°C, também registrados pelos termômetros das cidades.

O Cemtec-MS aponta que nesta quarta (15) seis cidades do Estado já ultrapassaram os 40°C. São eles: Maracaju (40°C), Bela Vista (40,5°C), Miranda (40,6°C), Porto Murtinho 41,3°C, Três Lagoas 42,2°C e Coxim 42,5°C.

Conteúdos relacionados