Geral

Com 12 mil cães, Prefeitura de Três Lagoas distribui 350 coleiras contra leishmaniose

A prefeitura de Três Lagoas vai distribuir 850 coleiras scalibor para combater a leishmaniose no município. O vereador Beto Araújo (PSD) que fez o requerimento solicitando as coleiras afirmou que a iniciativa não solucionará o problema já que o município tem 12 mil animais. “A cidade tem 12 mil cães, então é só conversa essa […]

Arquivo Publicado em 14/02/2014, às 17h11

None

A prefeitura de Três Lagoas vai distribuir 850 coleiras scalibor para combater a leishmaniose no município. O vereador Beto Araújo (PSD) que fez o requerimento solicitando as coleiras afirmou que a iniciativa não solucionará o problema já que o município tem 12 mil animais.


“A cidade tem 12 mil cães, então é só conversa essa iniciativa”, afirmou o vereador. Beto disse ainda que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município sacrifica 300 animais por mês sem a devida comprovação de casos positivos.


Esse lote de coleiras encontra-se no CCZ e será distribuído, conforme o diretor do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke, “observando-se uma série de critérios, para que obtenhamos o melhor resultado possível desse investimento da Prefeitura de Três Lagoas”.


A avaliação será realizada após o inquérito canino, previsto para maio. “Vamos escolher um bairro ou mais, avaliados como área intensa, isto é, onde são notificados e confirmados mais casos de leishmaniose em pessoas”, explicou.


Segundo o diretor do CCZ, recomenda-se que a referida coleira seja colocada apenas nos cães com resultado negativo de leishmaniose. Além disso, “estaremos seguindo o critério de avaliação socioeconômica das famílias, responsáveis por esses animais. Portanto, as famílias de menor renda deverão ter prioridade na distribuição”.


Campanha canina


O vereador está elaborando uma campanha de castração canina gratuita para donos de animais de baixa renda. “Depois de um ano que fiz o pedido a prefeita me atendeu e pediu para eu elaborar o plano”, finalizou Beto Araújo.

Jornal Midiamax