Geral

Colônia da Capital comemora o Dia do Gaúcho regado a muito, mas muito churrasco

Em alusão ao Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, a colônia sulista de Campo Grande comemorou a vinda dos gaúchos para Mato Grosso do Sul com muito churrasco, mas muito churrasco. As festividades que se iniciaram na semana passada, só vão terminar neste sábado (20) com um baile.Segundo o presidente da CBTG (Confederação Brasileira […]

Arquivo Publicado em 20/09/2014, às 15h24

None
1338697279.jpg

Em alusão ao Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, a colônia sulista de Campo Grande comemorou a vinda dos gaúchos para Mato Grosso do Sul com muito churrasco, mas muito churrasco. As festividades que se iniciaram na semana passada, só vão terminar neste sábado (20) com um baile.
Segundo o presidente da CBTG (Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas), João Ermelino de Melo, a população de sulistas (incluindo a do Paraná e a de Santa Catarina) representa 25% no Estado.


Melo disse que a  Semana Farroupilha começou no último domingo (14), e só vão terminar com um baile neste sábado. Segundo ele, Já foram assados mais de 400 quilos de carne. “Para o baile de hoje esperamos mais de 400 pessoas”, relata.


Ele conta também que houve duas grandes migrações de sulistas para o Estado. A primeira ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, enquanto a segunda só aconteceu nas décadas de 1960 e 1970, também conhecida como expansão da fronteira agrícola. “Lá no Sul nós já trabalhávamos com a adubação do solo. Assim, implantamos isso por aqui, onde a terra era mal aproveitada”, explicou.


A sul-mato-grossense e sócia do CTG Tropeiros da Querência, Aline Kraemero Kohl, ressalta a importância da integração entre os dois Estados. “Este ano o tema da Semana é: eu sou do sul. Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”.


Ela diz que é muito importante, também, repassar as tradições para a nova geração. “Eu falo para minha filha que é importante respeitar todos os hinos; hastear a bandeira e, principalmente, explico o significado da Chama Crioula, que é o símbolo dos gaúchos. Ela fica acesa entre os dias 14 e 20 de setembro” lembrou.




Jornal Midiamax