Geral

COL aprova evento-teste em Itaquera: “vai estar tudo pronto”

A avaliação do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo sobre as operações na Arena Corinthians no último evento-teste para o Mundial foi extremamente positiva. Neste domingo, a Fifa assumiu as ações de organização na partida que terminou em empate por 1 a 1 do Corinthians com o Botafogo e aprovou a evolução do esquema, […]

Arquivo Publicado em 02/06/2014, às 12h10

None

A avaliação do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo sobre as operações na Arena Corinthians no último evento-teste para o Mundial foi extremamente positiva. Neste domingo, a Fifa assumiu as ações de organização na partida que terminou em empate por 1 a 1 do Corinthians com o Botafogo e aprovou a evolução do esquema, apesar de alguns erros e problemas identificados.


“Tudo vai melhorar, não tenho a menor dúvida. Hoje (domingo) já sentimos isso com a equipe de comunicação, o fluxo de informações, voluntários. Quanto mais prática, melhor. Todo mundo já está muito mais familiarizado. E é realmente difícil. Não tínhamos expectativa de no primeiro evento tudo funcionar”, afirmou Tiago Paes, gerente de operações do COL, satisfeito com a forma como ocorreu o evento-teste.


Alguns problemas foram identificados, no entanto, o principal deles na primeira triagem de torcedores, à saída das estações localizadas em Itaquera – em uma delas, foi necessária a intervenção de policiais, que liberaram a passagem diante das filas, empurra-empurra e tensão criadas. Há relatos de torcedores sem ingresso que entraram na Arena, além de problemas na telefonia celular, entre outros.


A explicação principal foi o fato de a operação ter contado com elementos utilizados normalmente em partidas do Campeonato Brasileiro. A checagem de ingressos, por exemplo, fato que causou o acúmulo de pessoas na primeira triagem, não será realizada da mesma forma na Copa do Mundo. Os fatores positivos, após o aumento da experiência, estão relacionados principalmente à mobilidade.


“Hoje vimos que o torcedor aderiu à utilização do transporte publico, especialmente sobre trilhos, de acordo com a localização do seu ingresso. Tivemos um aumento do desembarque em Artur Alvim (estação da CPTM), mas também o uso da CPTM como opção ao setor leste na estação Corinthians Itaquera, modificando o que aconteceu no último teste. Não houve nenhuma ocorrência grave em relação à segurança pública”, comemorou Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista da Copa.


Presente na entrevista, José Carlos Gomes, gerente de ações da SP Copa, também aprovou as operações realizadas. A Arena Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, com a partida entre Seleção Brasileira e a Croácia. “A gente sabe que está tudo no caminho para ficar pronto no dia 12. Isso é o mais importante para a gente”, concluiu Tiago Paes.

Jornal Midiamax