O projeto Clube dos Cineclubes abre no dia 19 de março (quarta), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS) a temporada 2014 exibindo o filme “A Montanha dos Sete Abutres”, de Billy Wilder. O evento é oferecido pelo cineclube CineCacos, que também organizará um debate após a exibição do longa. A entrada é franca.

Considerado um clássico do cinema, “A Montanha dos Sete Abutres” (Drama, 111min, 1951) é uma ficção que acentua uma crítica ao jornalismo sensacionalista exercida de forma irresponsável. Billy Wilder, o diretor do filme, trabalhou como jornalista antes do cinema e teve uma carreira vitoriosa na sétima arte, sendo premiado com vários “Oscar” por The Lost Weekend (1945) nas categorias melhor filme, direção e roteiro e Sunset Boulevard (1950), com melhor roteiro.

Charles Tatum, interpretado por Kirk Douglas, é um jornalista que, após perder diversos empregos em jornais grandes, consegue se empregar no pequeno jornal de uma cidade interiorana chamada Albuquerque. Contudo, manter-se nesse jornal não é a meta de Tatum, que espera ansiosamente por um furo de reportagem que o recoloque na grande imprensa. Inescrupuloso e capaz de manipular, distorcer ou inventar fatos, Tatum está disposto a tudo para conseguir a grande matéria que o levará de volta para a sua antiga posição.

O Clube do CineClube é um projeto coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente ao Colegiado de Cinema e apoiado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul através do MIS. Seu objetivo é realizar diálogos entre os cineclubes do Estado a fim de promover uma organização política deste setor cultural.

O cineclube CineCacos foi criado na gestão do Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo de 2010 e promove exibições regulares para o público universitário e a sociedade em geral. A programação do cineclube é diversificada, cobrindo temas diversos e contemporâneos, privilegiando o gênero documental. Os debates realizados depois das sessões giram em torno da estética dos filmes e das questões referentes ao fazer jornalístico.

Após o filme será realizado pelo cineclube CineCacos um debate mediado pelo professor Marcos Paulo da Silva e pela acadêmica do curso de Jornalismo (UFMS), Tábata Rauschkolb.

Serviço

A exibição de “A Montanha dos Sete Abutres” acontece dia 19 de março (quarta), às 19 horas no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca. Outras Informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 3316-9178.