Desde a publicação de 1984, livro d eGoeoge Orwell, que as expressões “Big Brother” ou “Grande Irmão” são usadas geralmente para descrever qualquer excesso de controle ou autoridade por uma figura, ou tentativas por parte do governo de aumentar a vigilância, ou iniciativas que culminam em violação e invasão de privacidade

Para quem nunca leu o clássico da literatura britânica, o projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura do Estado exibe nesta quarta-feira (13) o filme baseado na obra. A sessão acontece às 18h30 na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e a classificação livre.

O filme tem direção de Michael Radfort e sua história se passa em um momento quando o Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los, são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes.

Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as sejam positivas para a população. Até que um dia ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população.

Em seu sétimo ano de atividades o projeto do Cinema (d)e Horror é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, da UFMS e por Carol Sartomen, mestre em Estudos de Linguagens também pela UFMS. O mediador dessa sessão será Samuel Medeiros, presidente da União de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBES/MS).

Geralmente tem uma exibição mensal e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ou convidados especiais. Para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.