O jogo entre Genoa e Sampdoria, marcado para o dia 2 de fevereiro, pode ficar marcado por um fato curioso: a falta dos torcedores. O fãs das equipes decidiram boicotar o clássico em razão do horário pouco habitual. A partida está marcada para 12h30, horário local (9h30 de Brasília) e é válida pela 22ª rodada do Campeonato Italiano.

“Jogar o dérbi neste horário é uma decisão cruel. O futebol é cada vez mais capacho da televisão, com o esporte ficando em segundo plano. Convidamos todos os fãs do Genoa a deixar o estádio Luigi Ferraris vazio”, pediram torcedores do Genoa em um comunicado. Os adeptos da Sampdoria se juntaram aos adversários e também demonstraram apoio à causa. “Um dérbi neste horário é um insulto”, disseram.

Um dos motivos alegados para o horário não habitual é que o clássico tem historicamente uma baixa qualidade técnica e que o valor dele está na atmosfera criada para a partida. Os torcedores não aceitaram. “Acreditamos que somos os protagonistas do espetáculo, assim como ficará o show sem os fãs”, alegaram.

O Genoa, mandante da partida, ainda vai se pronunciar sobre o possível boicote. Já a Sampdoria disse que seguirá as regras. “Se a liga de futebol decidir que vamos jogar às 12h30, então vamos jogar neste horário”, disse um porta-voz da equipe.