CineMIS Mostra Clube do CineClube apresenta nesta terça o filme “Hannah Arendt”

A Fundação de Cultura do Governo do Estado (FCMS) e o Clube do Cineclube realizam de 12 a 16 de maio, às 19 horas, o “CineMIS Mostra Clube do CineClube”. O evento apresenta cinco cineclubes, tendo eles realizado a curadoria de forma independente. Eles irão apresentar e debater filmes, trazendo diferentes temáticas e olhares sobre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura do Governo do Estado (FCMS) e o Clube do Cineclube realizam de 12 a 16 de maio, às 19 horas, o “CineMIS Mostra Clube do CineClube”. O evento apresenta cinco cineclubes, tendo eles realizado a curadoria de forma independente. Eles irão apresentar e debater filmes, trazendo diferentes temáticas e olhares sobre a contemporaneidade.

Os cineclubes a se apresentar são o Cineclube Aliança Francesa, Cinema e Utopia, Cine Cacos, Cinema (d)e Horror e Cineclube Transcine. Cada um trará seus temas ao evento fazendo dessa mostra uma atividade de reflexão e debate sobre a cultura contemporânea. Mais informações sobre a temática e atuação dos CineClubes podem ser encontradas junto às sinopses dos filmes.

O Cineclube Aliança Francesa vai apresentar e debater o filme “O Amante” (dia 12) do diretor Jean-Jacques Annaud e terá o professor Herbert Covre como debatedor. O Cineclube Cinema e Utopia trará o filme “Hannah Arendt” (dia 13) da diretora e roteirista alemã Margarethe Von Trotta, tendo como debatedor o cinéfilo Sebastião Lima. O Cineclube Cine Cacos exibirá o filme “Tudo Sobre Minha Mãe” (dia 14) do espanhol Pedro Almodóvar. O debate será conduzido pelo professor Aparecido Reis (Ciências Sociais/ UFMS) e Izabela Sanches (Acadêmica de Jornalismo / UFMS). O Cineclube Cinema (d)e Horror trará o filme “Elefante” (dia 15) de Gus Van Sant, o debatedor será Ravel Giordano Paz. Por fim, o Cineclube Transcine exibirá e debaterá o filme “Clube de Compra Dallas” (dia 16) do canadense Jean-Marc Vallée.

A mostra é uma oportunidade de assistir bons filmes vindos de diferentes vertentes do cinema mundial e participar de debates com a presença de mediadores que irão conduzir reflexões acerca dos filmes apresentados. Na Mostra entre os cineastas consagrados estão Jean-Jacques Annaud, diretor de grandes sucessos do cinema mundial como “A Guerra do Fogo” (1981), “O Nome da Rosa” (1986), e “Sete Anos no Tibet” (1997). Annaud foi premiado com dois “César” (prêmio anual do cinema francês – César du cinéma), em 1981 por “A Guerra do Fogo”, e em 1986 pelo filme “O Nome da Rosa”. Um outro destaque é Gus Van Sant – recebeu a Palma de Ouro em Cannes em 2003, pelo filme apresentado na Mostra – Elefante, e teve duas indicações ao Oscar por melhor direção: “Gênio Indomável” (1997) e “Milk” (2007). Por fim, Pedro Almodóvar, que recebeu vários prêmios ao longo da carreira entre eles dois Oscar, dois Globo de Ouro, além de outros quatro prêmios no Festival de Cannes. Destaque para o filme a ser exibido “Tudo sobre Minha Mãe” que em 1999 recebeu o Oscar (Melhor Filme Estrangeiro), Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro), e os prêmios de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme – Juri Popular” no Festival de Cannes.

“As exibições dos filmes junto aos debates dão ao público a oportunidade de conhecer aquilo que se está fazendo de melhor em várias vertentes do cinema mundial. Essa atividade é muito importante para o exercício da reflexão sobre a cultura local e a cultura mundial. O audiovisual, o cinema é uma janela que nos permite conhecer o mundo e a refletir sobre nossa condição, sobre nós mesmos. Fomentar esse tipo de atividade é um compromisso da Fundação de Cultura”, analisa Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados