Cineasta que gravou primeiro longa em cores em MS estreia duas produções nesta segunda
O cineasta Reynaldo Paes de Barros irá lançar dois filmes na próxima segunda-feira (18) no Marco (Museu de Arte Contemporânea em Campo Grande). O sul-mato-grossense que nasceu em uma fazenda Pindaival (1937) no Pantanal de Santo Antônio do Leverger e fez carreira em Los Angeles, foi o primeiro diretor a gravar em cores no Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O cineasta Reynaldo Paes de Barros irá lançar dois filmes na próxima segunda-feira (18) no Marco (Museu de Arte Contemporânea em Campo Grande). O sul-mato-grossense que nasceu em uma fazenda Pindaival (1937) no Pantanal de Santo Antônio do Leverger e fez carreira em Los Angeles, foi o primeiro diretor a gravar em cores no Mato Grosso do Sul.
Paes, que passou toda infância em Campo Grande, e estudou cinema na University Of Califórnia, conta que com a experiência nos Estados Unidos voltou ao Brasil em 1964 e participou de várias coproduções europeias e de dois longas metragens do Tarzan realizados no país por produtoras norte-americana.
Mas foi em 1971 que realizou um dos seus grandes feitos: dirigiu o filme “Pantanal de Sangue”, uma obra de ficção que registra pela primeira vez em cores uma grande cheia no Pantanal.
Posteriormente dirigiu “A Noite dos Imorais” (1978) e como diretor de fotografia trabalhou nos filmes “Menino de Engenho” (1965), “Anjo Loiro” (1973), “Amadas e Violentadas” (1975) e “Possuídas pelo pecado”, “Chão Bruto” (1976) entre outros.
Agora volta a estrear produções ‘pantaneiras’ com “Confissão” e “Matem… Os outros!”. Ambos realizados em Campo Grande com recursos do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) da Fundação de Estado de Cultura.
O cineasta conta que o primeiro filme a ser exibido é um curta-metragem de 17 minutos, baseado no conto homônimo do escritor mineiro Luiz Vilela. “É uma adaptação. Eu entrei em contato com ele e iniciamos a produção aqui. É um elenco pequeno. A história é sobre um garoto que flagra a nudez de uma vizinha e tem uma crise consciência”, diz.
Já “Matem… Os outros!” é um média metragem de 27 minutos que, sem maniqueísmo, apresenta uma visão contundente do conflito de terras entre fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul. “Acho um incômodo que isso continue sem solução. Nossa classe política não se movimenta, principalmente to governo federal, que não faz nada. A FUNAI tem inúmeras acusações sobre ela. Acusações que não se resolvem. E ainda dizem que supostamente há dinheiro para indenização. É uma situação triste que nada é feito, nada é solucionado”, critica.
Ele explica que para fazer o filme entrevistou pessoas que tiveram as terras ocupadas pelos índios e é sobre isso que se trata o filme. “O filme é basicamente a história de um casal de paulista que tem o carro quebrado na estrada. Eles são dois produtores rurais que tiveram suas terras invadidas”, diz.
Sobre o final, diz que não irá falar para não estragar a estreia. “São dois filmes para adulto. Muito dialogo de conceitos e preconceitos expressos livremente. Muitos podem se sentir incomodados, mas enfim o cinema não é só para agradar. É para causar discussão também”, finaliza.
As estreias acontecem nesta segunda-feira (18), às 19h30, no MARCO, que está situado na Rua Antônio Maria Coelho, n. 6000. A entrada é livre.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.