Cientistas são resgatados de navio na Antártida

Os 52 cientistas e turistas a bordo do navio de pesquisa russo Akademik Shokalskiy começaram a ser resgatados hoje. Eles estavam presos na Antártida desde a véspera de Natal devido ao mau tempo. De acordo com o pesquisador italiano do Instituto Nacional de Astrofísica, Francesco D’Alessio, que estava a bordo do navio, todos os passageiros […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os 52 cientistas e turistas a bordo do navio de pesquisa russo Akademik Shokalskiy começaram a ser resgatados hoje. Eles estavam presos na Antártida desde a véspera de Natal devido ao mau tempo.

De acordo com o pesquisador italiano do Instituto Nacional de Astrofísica, Francesco D’Alessio, que estava a bordo do navio, todos os passageiros já foram resgatados. Provavelmente agora só é necessária a retirada dos equipamentos.

O navio está a  2 mil quilômetros do Sul da Tasmânia. A operação de resgate foi feita em sete viagens de helicóptero de 45 minutos cada uma (ida e volta), podendo levar até 12 passageiros por vez.

Os passageiros foram levados ao navio chinês Xue long, que está a 20 quilômetros de distância. Depois, foram transferidos a uma lancha australiana da Aurora Australis. As autoridades australianas para a Segurança Marítima (Amsa) declaram que provavelmente os passageiros não poderão chegar a Hobart, na Tasmania, antes da metade de janeiro.

Outras tentativas de resgate não haviam sido bem -sucedidas por causa do mau tempo e do gelo no mar.

Conteúdos relacionados