Um grupo de pesquisadores usou apenas o poder da mente – e uma tecnologia avançada – para redigir e enviar um e-mail diretamente da Índia para um voluntário na França. Eles garantem que, em breve, todos vão poder enviar e receber mensagens “telepaticamente”. As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, estão sendo criadas máquinas que detectam ondas cerebrais e transformam os sinais em frases e comandos no computador. A tecnologia é baseada na técnica chamada de eletroencefalografia.

A pesquisa foi desenvolvida em uma parceria entre a Universidade de Barcelona (), a Faculdade de Medicina de Harvard (), o Instituto Starlab Barcelona (Espanha) e a Companhia Axilum Robotics (França).

No teste inicial, um voluntário na Índia usou apenas a força do pensamento para enviar um “olá” para o seu computador. A máquina – que possui uma espécie de “cérebro eletrônico” – decifrou a mensagem e criou o e-mail, que foi enviado para outro computador, localizado na França. O computador que recebeu a mensagem também possui um “cérebro eletrônico”, que decifrou a saudação e enviou para a mente do receptor, outro voluntário.

Nos demais testes, os cientistas garantiram que houve apenas 16% de erro nas mensagens. Segundo eles, haveria uma concentração de 5% do lado da codificação e cerca de 11% sobre a decodificação. Os estudos continuam e ainda não há um prazo para que a pesquisa seja concluída.