O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, no dia 05/02, novas chamadas 2014 para atração de pesquisadores ao Brasil nas modalidades de bolsas Pesquisador Visitante Especial (PVE) e Atração de Jovens Talentos (BJT) pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

A chamada tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

A finalidade das modalidades das bolsas é a atração de cientistas renomados, líderes de grupos de pesquisa no exterior e jovens cientistas com destacada produção científica ou tecnológica para o Brasil. A duração da bolsa BJT varia entre 12 a 36 meses e da bolsa PVE é de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de 30 dias e no máximo 90 dias a cada ano de projeto, em estadias contínuas ou não.

Todas as propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Proposta Online, a partir da data indicada no cronograma do regulamento. As propostas deverão ser encaminhadas necessariamente pelo pesquisador Coordenador do Projeto no Brasil que irá acompanhar o bolsista.