China diz que extremistas chineses estão lutando no conflito no Iraque
Muçulmanos extremistas da região ocidental chinesa de Xinjiang foram para o Oriente Médio para treinar, e alguns entraram no Iraque para participar da irrupção de violência no país, disse nesta segunda-feira o enviado especial da China para a região. A China repetidamente vem expressando preocupação sobre o surto de violência no Iraque e o avanço […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muçulmanos extremistas da região ocidental chinesa de Xinjiang foram para o Oriente Médio para treinar, e alguns entraram no Iraque para participar da irrupção de violência no país, disse nesta segunda-feira o enviado especial da China para a região.
A China repetidamente vem expressando preocupação sobre o surto de violência no Iraque e o avanço do grupo Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), o qual tomou grande parte do território ao norte do país e forçou um colapso das forças do governo iraquiano.
O EIIL mudou seu nome para Estado Islâmico e proclamou a criação de um califado na terra que tomou na Síria e no Iraque.
Wu Sike, que recentemente retornou da região, disse a repórteres que a China estava extremamente preocupada sobre o papel de grupos extremistas lutando na Síria e no Iraque.
“Esses extremistas vêm de países islâmicos, da Europa, da América do Norte e da China. Após ficarem imersos em ideias extremistas, quando voltarem para casa eles representarão um desafio e um risco severo à segurança desses países”, acrescentou Wi, que tem 40 anos de experiência diplomática no Oriente Médio e fala árabe.
Xinjiang, que abriga a etnia muçulmana uigur, há anos tem sido cenário de inquietação popular, a qual Pequim atribui a extremistas islâmicos que quererem estabelecer um Estado Independente.
Wu não especulou sobre quantos cidadãos chineses podem estar no Oriente Médio, seja lutando ou treinando, mas disse estimar, com base em relatos da imprensa internacional, que o número seja de cerca de 100 pessoas.
Serviços de inteligência dos Estados Unidos estimam que de 7 mil a 23 mil extremistas violentos que operam na Síria são combatentes estrangeiros, a maioria da Europa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.