Um em uma estação de trem na cidade chinesa de Urumqi foi realizado por dois extremistas religiosos que morreram na explosão, informou o governo da China nesta quinta-feira.

Três pessoas morreram, incluindo os agressores, e 79 ficaram feridas em um ataque a bomba e na estação na quarta-feira, segundo o governo e a mídia estatal, com o presidente Xi Jinping se preparando para visitar a região.

O governo regional de Xinjiang disse em seu site de notícias oficial que os dois atacantes que morreram foram “influenciados por pensamentos de extremistas religiosos e participaram em atividades de extremismo religioso.”

A terceira pessoa que morreu era um transeunte, segundo o governo.

Xinjiang, estrategicamente localizado nas fronteiras da Ásia central e rica em recursos, tem sido assolada pela violência por anos, com o governo acusando militantes islâmicos e separatistas.

Exilados e muitos grupos de direitos humanos dizem que a verdadeira causa da instabilidade são as políticas de repressão da China, incluindo restrições sobre o Islã, a cultura e a língua do povo uigur.

O ataque de quarta-feira foi o primeiro ataque na capital de Xinjiang em 17 anos. Ele ocorreu logo após a chegada de um trem da província de Han, disse a mídia estatal.