A acusou os Estados Unidos de minar a paz e o desenvolvimento na região Ásia-Pacífico, depois que uma alta autoridade norte-americana disse que as preocupações estavam aumentando em relação às reivindicações chinesas no Mar do Sul da China.

“Essas ações não são construtivas”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Hong Lei, em declaração divulgada na noite de sábado.

“Recomendamos que os EUA mantenham uma atitude racional e justa para que possam ter um papel construtivo na paz e desenvolvimento da região, e não o contrário”, disse Lei.

O secretário adjunto de Estado norte-americano para Assuntos da Ásia Oriental e do Pacífico, Danny Russel, disse em depoimento no Congresso na quarta-feira que os EUA tinham crescentes preocupações de que as reivindicações marítimas da China eram um esforço para ganhar um lento controle dos oceanos da região.

As reivindicações da China “criaram incerteza, insegurança e instabilidade”, disse Russel.

China, Filipinas, Vietnã, Taiwan, Malásia e Brunei reivindicam partes do mar que fornece dez por cento da global e é responsável por 5 trilhões de dólares em comércio por transporte marítimo.