Chef de cozinha, Claudia Girelli fala sobre a gastronomia de MS e a força do sabor do cerrado
Paulista de nascença e sul-mato-grossense de criação, Claudia Girelli se classifica como um ser humano de alma lusitana. Apaixonada pela descoberta dos sabores, passou 12 anos de sua vida em Portugal e lá descobriu sua verdadeira raiz culinária. Em Mato Grosso do Sul, cozinha e desenvolve um trabalho de resgate de sabores, relendo numa perspectiva […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Paulista de nascença e sul-mato-grossense de criação, Claudia Girelli se classifica como um ser humano de alma lusitana. Apaixonada pela descoberta dos sabores, passou 12 anos de sua vida em Portugal e lá descobriu sua verdadeira raiz culinária. Em Mato Grosso do Sul, cozinha e desenvolve um trabalho de resgate de sabores, relendo numa perspectiva de descoberta e com o auxilio de muita tecnologia, os caldos, assados, guisados, fermentados e caramelizados que produz.
Claudia você é vice-presidente do Comitê Permanente de Gastronomia do Brasil. O que é esse comitê e como ele atua?
O Comitê Permanente de Gastroniomia foi criado em agosto de 2013 e é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo representar politicamente a gastronomia brasileira. É uma mobilização nacional legítima e apartidária que preconiza que a Gastronomia Brasileira precisa ser ouvida e respeitada com o reconhecimento da sua força econômica, cultural, histórica, profissional e turística. O comitê tem foco na discussão e promoção de ações que fortalecem e valorizam o regionalismo e a brasilidade. É formado por dois orgãos, um colegiado e multidisciplinar e um conselho de chefs, com representação de vários estados brasileiros.
É a primeira vez que alguém de MS participa da direção do Comitê? De que forma o Comitê ajuda a promover a culinária de MS?
Mato Grosso do Sul participou da criação desta entidade e eu como vice-presidente, represento e defendo a gastronomia sul-mato-grossense ressaltando todas as nossas virtudes e raízes.
Três chefs daqui participaram do Prêmio Dólmã. Como foi o evento e qual a importância de MS estar presente?
As três representantes estiveram unidas para mostrar aos outros colegas que estiveram lá a força do nosso estado. Destacaram-se por todas estarem ligadas diretamente a formação profissional e pesquisa das tradições e ingredientes do cerrado pantaneiro
O que a gastronomia de MS tem de especial em relação às outras? O ano que vem o prêmio será realizado aqui, isso mostra a força da gastronomia pantaneira?
A gastronomia do Pantanal encontra-se em evidência no panorama nacional e mundial. O uso de produtos do cerrado e a valorização de formas de produção que só acontece aqui. Este prêmio ser realizado aqui é uma oportunidade impar de mostrar ao mundo a riqueza cultural da nossa gastronomia.
Para fechar, em sua opinião o que é necessário para fortalecer ainda mais a gastronomia no Brasil?
O Brasil precisava de uma iniciativa como a criação deste Comitê Permanente e o Premio Dolmã é a coroação de um trabalho de pesquisa que será permanente. A criação de um registro nacional de “cozinhadores” que valorizam e difundem o que é realmente brasileiro e é nosso.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.