Geral

Cerca de 11 municípios e 350 famílias são afetadas por temporais em SC

As guarnições da Defesa Civil intensificaram a operação neste domingo (8) para atender às ocorrências devido à forte chuva que atinge Santa Catarina desde sexta-feira (6). De acordo com a Defesa Civil Estadual, pelo menos onze municípios sofrem com alagamentos e deslizamentos de terras. Levantamentos apontam mais de 350 famílias desalojadas, até as 11h. Segundo […]

Arquivo Publicado em 08/06/2014, às 14h26

None
459224896.jpg

As guarnições da Defesa Civil intensificaram a operação neste domingo (8) para atender às ocorrências devido à forte chuva que atinge Santa Catarina desde sexta-feira (6). De acordo com a Defesa Civil Estadual, pelo menos onze municípios sofrem com alagamentos e deslizamentos de terras. Levantamentos apontam mais de 350 famílias desalojadas, até as 11h.


Segundo dados das prefeituras dos municípios e da Defesa Civil, em Corupá e Papanduva, no Norte, pelo menos 100 famílias estão desalojadas em cada cidade por conta de alagamentos. As cidades de Apiúna, Canoinhas, Porto União, Ireneópolis, Jaraguá do Sul, Mafra, Major Vieira, São Bento do Sul e Vitor Meireles também sofrem com inundações.


A Defesa Civil Estadual está em alerta principalmente com os municípios que integram a bacia do Rio Canoinhas. O volume de água pode aumentar com a correnteza que vem do Rio Iguaçu, proveniente do Paraná. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a frente fria que avança o estado e traz as tempestades chega do Paraná, junto com ventos de altitude. A chuva deve continuar durante o domingo em todas as regiões de SC.


O município de Corupá, um dos mais afetados até a manhã deste domingo, deve registrar volume de 306 mm de chuva, duas vezes a mais do que o recorrente nesta época do ano. Em São Bento do Sul, os acumulados das últimas 24hs ultrapassaram os 185 milímetros. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em algumas cidades do litoral Norte.


Situação de alerta em Blumenau


As equipes da Defesa Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, estão em alerta para a elevação do o nível do rio Itajaí Açu. Às 10h, o rio registrava 7,35m. De acordo com o órgão, a tendência é de baixar o nível ao longo do domingo. Em setembro de 2013, o Rio chegou a 10,51m e 149 ruas foram alagadas.


Atendimento emergencial


O secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o diretor de respostas da Defesa Civil, James Rides, viajaram nesta manhã para as regiões de Penha e Planalto Norte. O foco, neste primeiro momento, é prestar atendimento para as famílias e depois fazer as entregas de kits de alimentos e roupas.

Jornal Midiamax