Centro Municipal Pediátrico tem 25 médicos para atender até 300 crianças por dia

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte inaugurou o Centro somente com o atendimento básico neste domingo (12), aproveitando o Dia das Crianças

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte inaugurou o Centro somente com o atendimento básico neste domingo (12), aproveitando o Dia das Crianças

O Centro Municipal Pediátrico de Campo Grande foi inaugurado neste domingo (12) e tem capacidade para atender a 300 crianças por dia, segundo o secretário de Saúde Jamal Salem. Ao todo, 25 médicos atendem em regime de escala, com sete profissionais por dia e atendimento por 24 horas.

O local atenderá crianças de zero a 12 anos com consultas médicas, exames de análises laboratoriais (sangue, urina e fezes), exames radiográficos (raios X) e de tomografia. Terá salas de inalação com 12 vagas e de pequenos procedimentos não cirúrgicos já desde a inauguração.

Somente ontem, antes mesmo da inauguração, 40 crianças já foram atendidas. Em 30 dias, a intenção da Prefeitura é inaugurar a enfermagem, com capacidade para 30 leitos. O prefeito Gilmar Olarte aproveitou a ocasião para entregar mais quatro ambulâncias para a cidade, com promessa de outras quatro até o fim do ano.

A estrutura do Centro Pediátrico contará no total com 150 profissionais. Além de médicos pediatras, terá 24 enfermeiros, 68 técnicos de enfermagem, 6 assistentes sociais e profissionais administrativos e de atendimento ao público. Nestas semana, a intenção do secretário Jamal é abrir mais um processo seletivo e tentar contratar outros 100 pediatras para atuarem nos postos de saúde dos bairros que ainda não tem este tipo de profissional.

O novo espaço de atendimento médico à criança funcionará com 40 leitos e ao lado de cada um dele haverá uma cadeira apropriada para acompanhante. Renata Allegretti, diretor da Centro, explica que esses leitos estarão disponibilizados para observação dos pacientes, no regime “day clinic – 24 horas”. “Em caso de necessidade de internação, a criança será encaminhada para a Santa Casa”, argumenta.

A presença do Samu (Serviço Municipal de Urgência e Emergência) é outro ponto destacado pela diretora administrativa do Centro Pediátrico. Ela adianta que uma ambulância do Samuzinho (Viatura de Suporte Avançado de Vida especializada em Pediatria) também vai funcionar no Centro Pediátrico e dará suporte para o encaminhamento, se necessário, da criança à Santa Casa. “Está em fase de preparação para o atendimento especializado e deverá funcionar daqui a alguns dias”, disse, explicando que, enquanto isso, o Samu estará atuando no local.

 

Conteúdos relacionados