Centro Municipal Pediátrico será inaugurado no próximo domingo

No próximo domingo (12), às 9 horas, o prefeito Gilmar Olarte e o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem inauguram oficialmente o Centro Municipal Pediátrico. O prédio onde funcionava o Hospital Sírio Libanês foi reestruturado pela Prefeitura e recebeu as mudanças necessárias para atender crianças de zero a 12 anos com consultas médicas, exames de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No próximo domingo (12), às 9 horas, o prefeito Gilmar Olarte e o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem inauguram oficialmente o Centro Municipal Pediátrico. O prédio onde funcionava o Hospital Sírio Libanês foi reestruturado pela Prefeitura e recebeu as mudanças necessárias para atender crianças de zero a 12 anos com consultas médicas, exames de análises laboratoriais (sangue, urina e fezes), exames radiográficos (raio x) e de tomografia. Terá salas de inalação com 12 vagas e de pequenos procedimentos não cirúrgicos.

Focado na humanização, o Centro Municipal Pediátrico vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade de atendimento aproximado de 300 crianças por dia. Em uma primeira etapa, de acordo com a diretora administrativa, Renata Guedes Alves Allegretti, o corpo clínico será formado por 25 médicos pediatras que atuarão em escalas fixas em seis consultórios médicos. A estrutura do Centro Pediátrico contará no total com 150 profissionais. Além de médicos pediatras, terá 24 enfermeiros, 68 técnicos de enfermagem, seis assistentes sociais e profissionais administrativos e de atendimento ao público

O novo espaço de atendimento médico à criança funcionará com 40 leitos e ao lado de cada um dele haverá uma cadeira apropriada para acompanhante. Renata Allegretti explica que esses leitos estarão disponibilizados para observação dos pacientes, no regime “day clinic – 24 horas”. “Em caso de necessidade de internação, a criança será encaminhada para a Santa Casa”, argumenta.

A presença do Samu (Serviço Municipal de Urgência e Emergência) é outro ponto destacado pela diretora administrativa do Centro Pediátrico. Ela adianta que uma ambulância do Samuzinho (Viatura de Suporte Avançado de Vida especializada em Pediatria) também vai funcionar no Centro Pediátrico e dará suporte para o encaminhamento, se necessário, da criança à Santa Casa. “Está em fase de preparação para o atendimento especializado e deverá funcionar daqui a alguns dias”, disse, explicando que, enquanto isso, o Samu estará atuando no local.

A diretora administrativa do Centro destaca que o atendimento será diferenciado pela resolutividade que irá proporcionar. Ela cita, por exemplo, a agilidade nos resultados dos exames de análises laboratoriais que estarão disponibilizados em média uma hora após a coleta. A farmácia ficará aberta durante todo o período de funcionamento do Centro Pediátrico e atenderá especificamente os pacientes que passaram por consulta no local. “O Centro foi preparado para ser modelo, ser referência em atendimento e, por isso, todo o corpo de funcionários – clínico e administrativo – foi treinado para o atendimento de referência com foco na humanização”, completou.

Conteúdos relacionados