O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abriu através do Programa Educativo as inscrições para a Oficina de Pintura em Tela, direcionada para pessoas a partir de 12 anos e ministrada pelo artista plástico Pedro Guilherme.

A oficina é dividida em três grupos: a Turma I terá aulas às terças-feiras, das 14h30 às 16h30; a Turma II será às quartas, das 19 às 21 horas; já a Turma III recebe as aulas às quintas, das 14h30 às 16h30.

O curso propõe uma introdução ao desenho, dando ênfase principalmente à luz e sombra, além de estudo do disco cromático e pesquisa de texturas para que cada aluno descubra de maneira prática a sua melhor forma de expressão.

“Um individuo aprende a crescer e desenvolver-se baseado nas suas vivências em diversas esferas. Por isso é cada vez mais necessário aprimorar a educação e a arte como um todo, permitindo que o desenvolvimento intelectual e emocional caminhem juntos, com equilíbrio. Esta educação global representa a integração dos aspectos físicos, intelectuais, espirituais e sociais da vida humana, promovendo o conhecimento de si mesmo”, explica o professor.

“A arte é sempre eficiente e democrática, pois desenvolve múltiplas inteligências, trabalhando fortemente os componentes intuitivos, sensoriais e a percepção espacial. Portanto, dentro desse paradigma, pretendo promover um dialogo espontâneo e criativo com os alunos”, finaliza Pedro Guilherme.

Nascido em Coxim, Pedro Guilherme Garcia Góes é muralista, pintor e escultor, tendo suas obras realizadas em diversas cidades. O artista tem mais de cem exposições coletivas, doze individuais e premiação em alguns salões de artes. Foi premiado nacionalmente em 2008 em Balneário Camboriú – , com o Troféu Intercidades, através do Arte-Especial, no qual atua como orientador desde 1995.

Em Campo Grande, além de alguns murais públicos, Pedro Guilherme é o artista criador de dois monumentos escultóricos de grandes proporções: um na Lagoa Itatiaia e o outro no Lago do Amor, possuindo também obras em algumas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Ministra cursos de pintura a mais de vinte anos. Sesc, Escola Adventista, Centro de Ensino Integrado (CEI), Sociedade Pestalozzi, Centro de Artes Natureza e Vida e Centro de Arte Viva são algumas das instituições onde atua ou atuou como orientador.

O curso faz parte Programa Educativo, direcionado para desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público com diferentes manifestações artísticas e garantindo uma maior participação da sociedade ao Centro Cultural através dos cursos e .

Serviço

O valor da mensalidade é de R$ 70,00. A oficina segue até dezembro e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.