Central do Cidadão desperta curiosidade para falar do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro quem entrar na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Rondon, região central de Campo Grande, vai se deparar com funcionários vestidos de rosa. A iniciativa é um apoio ao Outubro Rosa, que visa divulgar a prevenção do câncer de mama, por meio da mamografia. De acordo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante todo o mês de outubro quem entrar na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Rondon, região central de Campo Grande, vai se deparar com funcionários vestidos de rosa. A iniciativa é um apoio ao Outubro Rosa, que visa divulgar a prevenção do câncer de mama, por meio da mamografia.

De acordo com a coordenadora da central, Sônia Claudia, a iniciativa foi tomada pelos chefes de departamento que compraram as camisetas para os funcionários. “Recebemos muitas pessoas aqui e a nossa intenção é divulgar o Outubro Rosa e alertar a população sobre o câncer de mama”, afirma.

“No dia que temos menos movimento recebemos 1.500 pessoas, quem ainda não tem conhecimento sobre a campanha e é atendido por uma pessoa que está com a camiseta rosa fica curioso e procura saber do que se trata”, relata Sônia, “queremos ajudar a divulgar esse trabalho”.

Sônia lembra que se surpreendeu com a adesão dos funcionários. “Até os meninos gostaram da idéia e estão usando a camiseta, quem não ganhou ou comprou já está falando que vai atrás de uma”, diz.

Na central as camisetas foram adquiridas para as mulheres que trabalham com o público, mas muitos funcionários dos outros andares e também os homens se propuseram a participar da campanha. Até a Guarda Municipal, que cuida da segurança do local, confessou apoiar o movimento.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é organizado pelo Hospital do Câncer de Barretos e pretende realizar, nesse mês de outubro, cerca de 3 mil exames de prevenção da doença. Além dos exames irá promover várias atividades dentro do Hospital, tais como café da manhã, sorteio de brindes e atividades que incentivam as pessoas a fazerem a mamografia.

Adriana Bovo, diretora clínica do Hospital do Câncer de Barretos de Campo Grande, explica que cada tipo de câncer possui uma cor específica. No caso do câncer de mama a cor rosa foi a escolhida pela comunidade médica

Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, em virtude ao diagnostico tardio.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados