O ex-jogador da seleção brasileira Bellini morreu nesta quinta-feira em decorrência de complicações causadas por parada cardíaca. Capitão na conquista da Copa do Mundo de 1958, Bellini, de 83 anos, sofria de Mal de Alzheimer em estado avançado. Ele havia sido internado em 18 de março no hospital Nove de Julho, em São Paulo, mas não resistiu aos problemas respiratórios que teve.

Ainda não se sabe se o velório do ex-jogador será feito em São Paulo ou na cidade de Itapira, no interior do estado. Apesar disso, a família do jogador já confirmou que o enterro acontecerá no Cemitério Municipal de Itapira, cidade natal de Bellini, a 170 km da capital paulista. .

“Não sabemos muita coisa ainda, não conversei com meu filho sobre. A notícia nos pegou de surpresa, a gente não esperava essa notícia nesta tarde”, disse Giselda Bellini, mulher do ex-jogador, ao UOL Esporte.

Segundo a mulher de Bellini, a morte aconteceu por volta das 16h30 desta quinta-feira devido à insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos.

“Realmente foi duro, ele vinha sentido essa dor há algum tempo, com essa doença agravada há algum tempo. Ele era uma pessoa com relação boa com todos, tinha um amor pela terra natal dele, aqui em Itapira. Era uma paixão dele vir para Itapira, já fazia muito tempo que ele não vinha, a gente já vinha convivendo com isso. Sabíamos que a qualquer momento poderia acontecer, mas sempre fica aquele sentimento que podia ter uma melhora. Infelizmente, não aconteceu, a gente tem de aceitar. Pedir a Deus que reserve um lugar de paz com muita tranquilidade por tudo que ele representou para nossa família, dedicada com a família. Uma perda muito grande, vai ficar um vazio”, disse Toninho, sobrinho de Bellini.

De acordo com Toninho Bellini, o ex-zagueiro sofria com o Mal de Alzheimer há 10 anos e estava entubado em sua residência antes de ser levado ao hospital. Em virtude da doença, Bellini não reconhecia mais ninguém, inclusive sua mulher.

“Há três anos que ele não reconhecia mais ninguém. É uma pena, porque era uma pessoa tão querida, simples e atenciosa. Ele já não estava bem antes de ser internado. Já não se comunicava e estava entubado”, declarou Toninho Bellini, sobrinho e ex-prefeito de Itapira.

O ex-jogador havia sido internado outras vezes por problemas respiratórios.

Zagueiro da seleção em 1958, Bellini imortalizou o gesto de levantar o troféu após conquista em campo. Bellini também foi campeão do Mundial de 1962, no Chile, e fez história defendendo o Vasco e São Paulo.

Em virtude do Mal de Alzheimer, Bellini se distanciou dos amigos de Itapira. Seus últimos anos de vida foram em uma residência em São Paulo.

“Já tinha muito tempo que o Bellini enfrentava essa doença. Era uma pena, porque era um ouro de pessoa. Ele se afastou porque já não conhecia mais as pessoas”, relembra Flávio Boretti, ex-presidente do Itapirense e amigo de Bellini.