Cantor indiano é alvo de protestos após dizer que mulheres não devem usar calça jeans

O cantor indiano K.J Yesudas causou indignação ao dizer que mulheres não devem usar calças jeans. Segundo ele, a peça é “contra a cultura indiana” e provoca comportamento “indesejável”. “Você (mulher) deve se vestir com modéstia e não se comportar como os homens”, disse o cantor em uma reunião no Swati Thirunal College of Music, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O cantor indiano K.J Yesudas causou indignação ao dizer que mulheres não devem usar calças jeans. Segundo ele, a peça é “contra a cultura indiana” e provoca comportamento “indesejável”.

“Você (mulher) deve se vestir com modéstia e não se comportar como os homens”, disse o cantor em uma reunião no Swati Thirunal College of Music, em Trivandrum, capital do estado de Kerala, na Índia, nesta quinta-feira.

“As pessoas seriam tentadas a prestar atenção ao que está além da calça… Não faça isso para chamar atenção e fazer com que os outros façam o indesejável”, afirmou, recebendo aplausos de uma seção do público masculino.

“Tudo o que deve ser coberto, deve ser coberto. Apreciamos o que está escondido e esta é a nossa cultura”, acrescentou.

Yesudas é popular por cantar músicas clássicas e devocionais indianas e ganhou vários prêmios de música de prestígio. Mas seus comentários levaram vários grupos de liderar marchas de protesto contra suas declarações.

Na manhã desta sexta-feira a hashtag #Yesudas ganhou destaque entre as contas de indianos no Twitter. Boa parte das manifestações on-line demonstra indignação, embora alguns expressem apoio à posição do artista.

A ativista Kavita Krishnan sugeriu que ele cubra os olhos, em vez de pedir às mulheres que encobram seus corpos. Outros, sugeriram que ele cubra a boca.

Já o internauta Shyam, twittou que Yesudas tem o direito de afirmar seus pontos de vista e era uma “pessoa idosa com sabedoria”.

Mulheres do partido do congresso do Partido Comunista de oposição condenaram as declarações e pediram ao cantor que se desculpasse.

A representante do partido do congresso Bindu Krishna disse que o comentário do cantor foi “imaturo” e “vulgar”, enquanto TN Seema, da oposição, disse que as palavras do cantor cheiravam a “perversão” e insultava as ações pela igualdade de gênero.

“Isso é realmente chocante! Se esta é a atitude de um ícone cultural como ele, há algum problema sério com a nossa sociedade”, disse Seema à BBC.

Conteúdos relacionados