Canal público francês mostrará cultura do Brasil antes e depois da Copa
O canal público “France Ô” focará o Brasil de maneira especial a partir do dia 24 de fevereiro para celebrar de forma alternativa e cultural a Copa do Mundo, informou nesta sexta-feira à Agência Efe o diretor de programação da emissora, Gilles Camouilly. Viver ao vivo o Carnaval de 2014 na companhia de Cathy Guetta, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O canal público “France Ô” focará o Brasil de maneira especial a partir do dia 24 de fevereiro para celebrar de forma alternativa e cultural a Copa do Mundo, informou nesta sexta-feira à Agência Efe o diretor de programação da emissora, Gilles Camouilly.
Viver ao vivo o Carnaval de 2014 na companhia de Cathy Guetta, esposa do DJ David Guetta; descobrir a arte urbana do país e, claro, “Os Segredos da Seleção” e de seus míticos jogadores, serão algumas das propostas do canal, muitas delas inéditas.
A grade televisiva permitirá também escutar o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil; reviver o monumental “Orfeu Negro” de Marcel Camus; descobrir “as receitas do milagre” econômico brasileiro; e ver como nasce “a frágil esperança do futebol nas ruas do Rio” ou a violência na cidade de São Paulo.
O “France Ô” oferecerá, além disso, “uma antologia da música brasileira”; mostrará o lugar que ocupam as artes marciais e os esportes ancestrais no Brasil atual; e captará a viagem de uma família na busca de soluções para proteger a natureza.
O conjunto inclui uma coleção de “joias”, de breves curtas-metragens de dois ou três minutos, que serão exibidos várias vezes ao dia e que “darão uma tonalidade à emissora” durante todo o evento, destacou Camouilly.
Não terão comentários, simplesmente mostrarão cenas da vida cotidiana no Brasil, em suas praias, suas favelas, junto a seus campos de futebol, através da bola, e o entorno de Rio em particular, acrescentou o diretor.
O “embarque imediato com destino ao Brasil” terá seu “aperitivo” em 24 de fevereiro, com o início da transmissão da popular novela “Avenida Brasil”, mas se concentrará antes de tudo entre 27 de maio e 8 de julho, ao ritmo de pelo menos um programa semanal dedicado ao Brasil, detalhou Camouilly.
Além disso, de 31 de maio a 6 de junho, justo antes da Copa, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho, o canal intensificará sua programação brasileira para oferecer a cada noite um programa sobre algum de seus temas.
O objetivo é estar presente e celebrar de outra maneira, com outros meios e desafios marcadamente culturais, o Mundial de Futebol, do qual “não temos os direitos de transmissão”, comentou o diretor de programação.
A grade “será voluntariamente muito eclética” para refletir “todas as culturas brasileiras” e falar de futebol, certamente, mas também de música, de documentários e de ficção, de séries originais e da proximidade com a Guiana Francesa, comentou.
Criado em 2005, o “France Ô” é hoje um canal de televisão generalista que tenta “seduzir o público francês em sua globalidade”, explicou Camouilly.
O diretor lembrou que a atual linha editorial do “France Ô”, que aspira trazer as riquezas do exterior para apresentá-la ao público francês e “aproveitar a energia procedente de ultramar na construção de um discurso de abertura ao mundo” foi lançada em setembro de 2011.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.