Com o objetivo de orientar a população sobre o uso do marca-passo, cardiologistas de Mato Grosso do Sul realizam, na próxima terça-feira (23) a campanha Dia do Portador de Marca-Passo. A iniciativa tem dois endereços, na parte da manhã as ações se concentram no Terminal de Ônibus Bandeirantes, já no período vespertino os profissionais estarão no Pátio Central Shopping, no centro de Campo Grande.

Além disso, a campanha visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos, cuja função é regular os batimentos cardíacos. No Brasil, há cerca de 300 mil pessoas utilizando o dispositivo, já no Estado, de 2000 a 2012, há três pessoas.

O cirurgião-cardiovascular Mauro Cosme Gomes Andrade diz que as maiores dúvidas dos pacientes e dos parentes são as possíveis interferências de celulares e de outros aparelhos eletrônicos (micro-ondas, portas giratórias) com o marca-passo. “Vamos distribuir cartilhas e fazer explicações presenciais com o auxílio de painéis ilustrativos, para esclarecer a população sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências”, explica o médico, membro do DECA (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial), representante no Estado.

Paralelo a isso, a campanha também tem o objetivo de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que precisam desses dispositivos e ao profissional médico, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante.

Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 marca-passos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.