Campanha para a redução da mortalidade materna acontece nas UBSs de Campo Grande
A Semana pela Redução da Mortalidade Materna acontece até sexta-feira (30) em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde ) de Campo Grande. O intuito é reduzir o índice dos mortes no município, que é de 47,5 para cada 100 mil nascidos vivos. Também inserir Campo Grande na média prevista pela Organização Mundial de Saúde, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Semana pela Redução da Mortalidade Materna acontece até sexta-feira (30) em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde ) de Campo Grande. O intuito é reduzir o índice dos mortes no município, que é de 47,5 para cada 100 mil nascidos vivos. Também inserir Campo Grande na média prevista pela Organização Mundial de Saúde, que é de 20 para cada 100 mil.
De acordo com o Ministério da Saúde, dessas mortes, 92% poderiam ser evitadas se houvesse acompanhamento profissional desde antes da gravidez. Durante toda a semana, os funcionários das UBSs e UBSFs estarão levando aos usuários das unidades informações de como planejar o melhor momento para vivenciar a gravidez; a realização regular do pré-natal; como classificar o risco gestacional a cada consulta; acesso à assistência qualificada e boas práticas no parto e nascimento.
Hipertensão, hemorragia, infecções puerperais, doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna. As consultas poderão ser agendadas em qualquer UBS, bem como, acesso a medicamentos contraceptivos. Mensalmente são realizadas reuniões de Planejamento Familiar em todas as unidades de Campo Grande. Para meninas em idade escolar também são feitas ações do Programa Saúde na Escola que leva informação quanto à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes e apoia a redução no número de jovens grávidas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.