Calor paralisa Aberto da Austrália por quatro horas nas quadras externas

Os jogos nas quadras descobertas do Aberto da Austrália foram paralisados durante mais de quatro horas nesta quinta-feira por causa do calor, que pelo terceiro dia consecutivo prejudicou o andamento do torneio em Melbourne.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os jogos nas quadras descobertas do Aberto da Austrália foram paralisados durante mais de quatro horas nesta quinta-feira por causa do calor, que pelo terceiro dia consecutivo prejudicou o andamento do torneio em Melbourne.

Mas, menos de duas horas depois do reinício, os jogadores precisaram sair correndo por causa da chuva e dos raios.

Em ambas as paralisações, as quadras principais da Rod Laver Arena e da Hisense Arena não foram afetadas, porque têm tetos retráteis que puderam ser fechados.

Na terça e na quarta-feira, os organizadores foram muito criticados por obrigarem os tenistas a jogarem sob forte calor, e a medida adotada pela primeira vez na quinta foi muito bem-vinda.

“Acho que todo mundo está dizendo que às vezes fica quente demais”, disse Agnieszka Radwanska, que derrotou Olga Govortsova sob o teto da Hisense Arena.

“Algumas das meninas nem conseguem conversar depois da partida ou do treino. Dá para ver quem jogou — vermelhas demais. Hoje estava realmente difícil, até na quadra coberta foi ridículo”, queixou-se.

De acordo com regras adotadas neste ano, cabe ao árbitro principal do torneio, Wayne McKewen, paralisar as partidas devido a condições climáticas. Para isso, a organização não leva em conta apenas as temperaturas, e sim a sensação térmica, influenciada também pela umidade e o vento.

Mas, de acordo com a regra, o set em curso precisa ser encerrado antes que a partida seja suspensa ou os tetos sejam fechados. Por isso, o jogo de Maria Sharapova na Rod Laver Arena prosseguiu durante escaldantes 50 minutos antes que providências fossem tomadas. A terceira cabeça-de-chave acabou derrotando a italiana Karin Knapp, passando à terceira rodada.

“Não há como contornar o fato de que as condições foram extremamente difíceis, e estão assim nos últimos dias”, disse Sharapova à Reuters. “É uma decisão difícil. Ou seja, acho que a questão é que ninguém sabe realmente qual é o limite. Nem os jogadores nem os próprios treinadores quando você pergunta quando o teto deve ser fechado.”

Doze partidas de duplas que estavam marcadas para a quinta-feira foram adiadas, ainda sem data.

O calor no sul da Austrália deve continuar até sexta-feira, e no fim de semana a previsão é de uma brusca queda da temperatura.

Conteúdos relacionados